Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Pessoas com antecedentes criminais, a fonte de confiança', reage Moro

Ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) diz, em sua página no Twitter, que grupo com passagens pela polícia alimentou 'aqueles que divulgaram as supostas mensagens obtidas por crime'

PUBLICIDADE

Foto do author Andreza Matais
Foto do author Julia Affonso
Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Fausto Macedo
Por Andreza Matais , Julia Affonso , Luiz Vassallo e Fausto Macedo
Atualização:

Sérgio Moro. Foto: Pedro França/Agência Senado

O ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) postou em sua página no Twitter, nesta quarta, 24, que 'pessoas com antecedentes criminais' são a 'fonte de confiança daqueles que divulgaram as supostas mensagens obtidas por crime'.

PUBLICIDADE

1. Moro não citou nomes em sua mensagem. Ao apontar para 'pessoas com antecedentes criminais', o ministro se refere ao grupo aprisionado pela Polícia Federal na Operação Spoofing, deflagrada nesta terça, 23.

2. Foram presos quatro investigados por suspeita de hackear o aplicativo Telegram do celular de Moro e também de juízes e delegados da PF. Um deles, Walter Delgatti Neto, o 'Vermelho', que reside em Araraquara, interior paulista, acumula processos por estelionato, falsificação de documentos e furto.

3. "Pessoas com antecedentes criminais, a fonte de confiança daqueles que divulgaram as supostas mensagens obtidas por crime", escreveu o ex-juiz da Lava Jato.

4. Desde o início de junho, Moro é alvo da divulgação de diálogos a ele atribuídos com o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná.

Publicidade

Ele enalteceu o trabalho dos investigadores e a decisão do juiz Wallisney Oliveira, da 10.ª Vara Federal de Brasília, que decretou a prisão temporária dos suspeitos, o bloqueio de bens e a quebra do sigilo bancário de todos.

"Parabenizo a Polícia Federal pela investigação do grupo de hackers, assim como o Ministério Público Federal e a Justiça Federal", ressaltou Moro.

O ministro também fez uma conta, baseado na decisão de Wallisney. "Leio, na decisão do juiz, a referência a 5.616 ligações efetuadas pelo grupo com o mesmo modus operandi e suspeitas, portanto, de serem hackeamentos. Meu terminal só recebeu três. Preocupante."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.