PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Pela primeira vez, operador admite propina de Cabral

Carlos Miranda afirma ao juiz Marcelo Bretas que recolhia dinheiro a mando do ex-governador

Por Fabio Grellet e RIO
Atualização:

Cabral em julho de 2017, após prestar depoimento no Rio. Foto: FABIO MOTTA/ESTADÃO

Considerado pelo Ministério Público um dos operadores do esquema de corrupção liderado pelo ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) e já condenado em três processos da Operação Lava Jato, Carlos Miranda admitiu pela primeira vez à Justiça nesta quarta-feira, 8, que recolhia dinheiro de propina a mando de Cabral - de quem foi amigo de infância e chegou a ser sócio.

PUBLICIDADE

+ Raquel vê Cabral como 'líder de organização criminosa' e pede sua transferência a presídio federal

Em depoimento ao juiz Marcelo Bretas, da 7.ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Miranda afirmou que passou a controlar, por meio de planilhas, contratos firmados pelo governo do Estado a partir de 2007, quando Cabral iniciou sua gestão como governador, até pelo menos 2011, e recolhia das empresas envolvidas em acertos 5% do valor pago pelo governo. Desse valor, segundo Miranda, 70% eram destinado a Cabral e 30% ficavam com o então secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes.

+ Cabral pede desculpas a Bretas

+ Côrtes diz que deu dinheiro para campanha de Pezão

Publicidade

O processo em que Miranda prestou depoimento nesta quarta-feira refere-se ao esquema que teria sido montado nessa secretaria, sob a liderança de Cabral e Cortes, daí Miranda se referir a empresas do setor de saúde.

Miranda afirmou ao juiz que nunca participou da negociação das propinas, mas que recebia informações sobre os contratos firmados e tinha a função de recolher o dinheiro com as empresas envolvidas no esquema.

+ Lava Jato acha novas senhas da propina do Transporte do Rio: 'tem leitinho na mamadeira'

+ PF investiga dossiês de Sérgio Cabral contra Lava Jato e juiz que o condenou

Ele ainda relatou que no fim de 2010 tornou-se alvo de uma investigação - na Operação Castelo de Areia - e recebeu orientação de Cabral para se "expor menos". Passou então a dividir a função com outro operador, Luiz Carlos Bezerra, que, segundo Miranda, concentrou o recolhimento de propina de 2011 a 2014.

Publicidade

+ Delator da saúde acusa Humberto Costa de receber propina

Miranda disse que se arrepende de ter participado do esquema de corrupção. "A gente não pode voltar no tempo, mas hoje vejo o mal que isso causou, principalmente para mim", afirmou.

O depoimento do operador ocorreu minutos após Cabral afirmar, também em depoimento a Bretas, que nunca havia cobrado propina - ele admitiu apenas usar para despesas pessoais sobras do dinheiro recolhido por meio de caixa 2 nas campanhas eleitorais.

+ Tribunal mantém na prisão ex-Gestão de Sérgio Cabral

Na audiência de Miranda, os advogados de Cabral quiseram perguntar a ele por que não havia admitido esses fatos nos depoimentos anteriores e se havia sido informado pelos advogados sobre "o que vai ganhar" com a confissão. O juiz Marcelo Bretas, no entanto, indeferiu as perguntas, por considerá-las inadequadas.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.