Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Para o Le Monde, Moro é Eliot Ness, dos Intocáveis

Prestigioso jornal francês compara juiz da Lava Jato ao célebre agente federal americano que, nos anos 1930, aniquilou Al Capone, o poderoso contrabandista de bebidas

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Por Julia Affonso e Terezinha Martino
Atualização:
 Foto: Estadão

A edição desta quinta-feira, 17, do prestigioso jornal francês Le Monde traz um perfil de Sérgio Moro, o juiz federal da Operação Lava Jato. A jornalista Claire Gatinois descreve Moro como 'um pequeno juiz de província', 'moreno de queixo quadrado', 'odiado e temido por políticos', mas 'adulado pelos cidadãos brasileiros'.

Eliot Ness e Sérgio Moro. Foto: Reprodução e Estadão

PUBLICIDADE

O jornal afirma que a Lava Jato é um escândalo que pode transformar o Brasil e o compara a Eliot Ness, famoso agente federal americano que aniquilou Al Capone, o poderoso contrabandista de bebidas que desafiou a lei seca implantada a ferro e fogo na Chicago dos anos 1930. Eliot Ness virou herói no filme Os Intocáveis, no papel do ator Kevin Costner.

 

"É a partir do seu escritório em Curitiba, capital do Estado do Paraná, no sul do Brasil, que o quarentão com ar de agente de filmes B faz tremer os tenores da política em Brasília e os alto executivos de São Paulo e identificando, semana após semana, há mais de um ano, os suspeitos, culpados, testemunhas e futuros denunciadores do escândalo Petrobrás", escreveu a jornalista.

"Esse caso de corrupção onde grandes grupos do setor da construção e trabalhos públicos se organizaram em cartel para vencer sucessivamente as licitações propostas pela empresa pública, comprando a cumplicidade de políticos de todas as tendências e a indulgência da direção do grupo petrolífero, revelou que cerca de 42 bilhões de reais foram desviados, e resultou até agora em 15 sentenças, 58 condenações e um total de 700 anos de prisão já impostas."

Sérgio Moro condenou os maiores empreiteiros do País, ex-diretores da Petrobrás e políticos.

Publicidade

"Às vezes ele se sente desencorajado, desgastado por esse trabalho de Sísifo, cansado de 'pregar no deserto', como confessou recentemente. Mas se mantém. Sergio Moro sabe que tem entre as mãos o processo da sua vida. O escândalo pode transformar seu país."

Le Monde cita a prisão do senador Delcídio Amaral (PT/MS). O periódico destaca que Moro já descreveu uma 'corrupção sistêmica, cuja última presa, Delcídio do Amaral, líder do governo no Senado e pertencente ao Partido dos Trabalhadores, foi colocado em prisão preventiva em fins de novembro, o que provocou reviravoltas no processo'.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.