Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Papa nomeia arcebispo de Uberaba para 'governar' diocese do bispo preso

Francisco escolheu Dom Paulo Mendes Peixoto administrador apostólico da Diocese de Formosa, em Goiás, onde o bispo dom José Ronaldo, alvo maior da Operação Caifás, do Ministério Público de Goiás, foi detido na segunda-feira, 21

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Por Fausto Macedo e Julia Affonso
Atualização:

Dom Paulo Mendes Peixoto. Foto: CNBB Regional centro-Oeste

O Papa Francisco nomeou o arcebispo de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto, administrador apostólico da Diocese de Formosa. A função de dom Peixoto será governar a Diocese que está sem bispo desde segunda-feira, 21, quando dom José Ronaldo foi preso na Operação Caifás, por suspeita de articular um esquema na Igreja Católica que teria desviado R$ 2 milhões do dízimo dos fiéis.

Nota da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Regional Centro-Oeste, destaca que a Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, 21, que 'o papa Francisco nomeou o arcebispo de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto, Administrador Apostólico, sede plena da diocese de Formosa (GO)'.

Dom José Ronaldo. Foto: Diocese de Formosa

PUBLICIDADE

Dom Paulo Mendes Peixoto, natural de Imbé (MG), foi ordenado bispo em 25 de fevereiro de 2006, para a Diocese de São José do Rio Preto (SP). Tornou-se o bispo responsável pela Rede Vida de Televisão e bispo referencial para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 1 da CNBB.

No dia 7 de março de 2012 foi nomeado pelo Papa Bento XVI arcebispo da Arquidiocese de Uberaba. Tomou posse no dia 1.º de maio de 2012.

"A função de dom Paulo, no momento, é governar a Diocese até que se resolva a situação da Diocese e até ser nomeado um novo bispo", destacou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Regional Centro-Oeste.

Publicidade

O comunicado sobre a nomeação do Administrador Apostólico foi feita a Dom José Ronaldo, pessoalmente, pelo presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB (Estado de Goiás e Distrito Federal), Dom Messias dos Reis Silveira.

Dom José Ronaldo é o alvo maior da Operação Caifás, missão conjunta do Ministério Público de Goiás e da Polícia Civil.

Na segunda-feira, 21, além do bispo, a força-tarefa de promotores e policiais prendeu quatro padres, o vigário-geral e o monsenhor Epitácio Cardoso.

No fundo falso de um armário no quarto do monsenhor, os agentes encontraram R$ 70 mile dólares em dinheiro vivo e mais uma caixa recheada de cédulas e moedas.

O Ministério Público começou a investigar o esquema de desvios na Diocese de Formosa em dezembro, a partir de denúncias de fiéis que exigiam transparência na prestação de contas da Igreja.

Publicidade

A investigação mostra que, além do dízimo e das doações, o grupo de religiosos teria desviado dinheiro arrecadado em eventos festivos da Igreja.

COM A PALAVRA, A DIOCESE DE FORMOSA

A reportagem fez contato com a Diocese de Formosa, mas ainda não obteve resposta. O espaço está aberto para manifestação.

COM A PALAVRA, A CNBB REGIONAL CENTRO-OESTE

A C onferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)/Regional Centro-Oeste, informou que dom Paulo Peixoto 'não assumirá a Cátedra da Diocese de Formosa'.

Publicidade

"Dom Paulo Mendes Peixoto vai administrar a diocese até ser nomeado o novo bispo diocesano, pelo papa Francisco."

"A função de Dom Paulo, no momento, é governar a diocese até que se resolva a situação da Diocese e até ser nomeado um novo bispo."

"O comunicado sobre a nomeação do Administrador Apostólico foi feita a Dom José Ronaldo, pessoalmente, pelo presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB (Estado de Goiás e Distrito Federal), Dom Messias dos Reis Silveira."

"Dom Paulo contará com uma equipe que vai ajudá-lo, inclusive o bispo auxiliar de Brasília, Dom José Aparecido, que está mais próximo de Formosa."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.