Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Palocci condenado por improbidade

Ex-ministro dos governos Lula e Dilma perde direitos políticos por três anos em ação sobre ato praticado quando prefeito de Ribeirão Preto (SP), em 2002; defesa vai recorrer

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso , Mateus Coutinho e Fausto Macedo
Atualização:

O ex-ministro Antonio Palocci. Foto: André Dusek/Estadão

O ex-ministro Antonio Palocci (Governos Lula e Dilma) foi condenado por ato de improbidade administrativa quando exercia o cargo de prefeito do município de Ribeirão Preto (SP), em 2002. Na ocasião, o petista teria contratado uma gráfica sem licitação para fazer o 'Guia da Cidade' contendo publicidade do governo municipal.

PUBLICIDADE

O juiz Reginaldo Siqueira, da 1.ª Vara da Fazenda Pública, impôs a Palocci sanções da Lei da Improbidade: suspensão por três anos dos direitos políticos, proibição de contratar direta ou indiretamente com o poder público e multa de R$ 38,7 mil, equivalente a três vezes o contracheque que recebia, na ocasião, como chefe do Executivo municipal.

A defesa de Palocci, sob responsabilidade do advogado José Roberto Manesco, nega que ele tenha cometido irregularidades e informou que vai recorrer.

Também foi condenado à mesma sanção o ex-prefeito Gilberto Maggioni, que sucedeu o petista em 2003 - naquele ano, Palocci assumiu o Ministério da Fazenda no primeiro governo Lula.

Segundo o Ministério Público Estadual, autor da ação civil pública, os pagamentos das gestões Palocci e Maggioni para a editora se prolongaram até 2007. A Promotoria ingressou com duas ações civis. Na primeira, a Justiça já inocentou Palocci.

Publicidade

A condenação do ex-ministro foi publicada dia 16. O juiz Reginaldo Siqueira, da Vara da Fazenda Pública, considerou que ainda que se tratasse de hipótese de dispensa ou inexigibilidade de licitação, 'havia a necessidade de formalização do processo, até para justificar a escolha do fornecedor e do preço'.

O magistrado destacou que notas fiscais e empenhos 'nem ao menos' especificaram o teor da publicidade. Siqueira considera que esse detalhe é fundamental nesse tipo de contratação. O juiz destacou que outras editoras de Ribeirão Preto poderiam fazer o mesmo trabalho.

COM A PALAVRA, JOSÉ ROBERTO MANESCO, DEFENSOR DO EX-MINISTRO ANTONIO PALOCCI:

O advogado José Roberto Manesco reagiu enfaticamente à sentença que condena o ex-ministro Antonio Palocci com base na Lei de Improbidade Administrativa. "Esse assunto é antigo, no plano criminal até já foi arquivado pelo Supremo Tribunal Federal."

Manesco observa que o Tribunal de Justiça de São Paulo já inocentou Palocci - e também o sucessor do petista, Gilberto Maggioni - em uma primeira ação civil pública do Ministério Público Estadual sobre o mesmo caso, a contratação da gráfica para fazer o 'Guia da Cidade'.

Publicidade

"Naturalmente, vamos recorrer (da condenação imposta pelo juiz da Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto). Não houve improbidade nenhuma. A Promotoria dividiu em duas ações um mesmo fato, considerou eventos diferentes. O processo tem que ser único."

Gilberto Maggioni não foi localizado. Sua defesa também vai recorrer.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.