PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Pai de santo é preso suspeito de estuprar fiéis em rituais religiosos em Curitiba

Homem de 29 anos foi denunciado por agressões sexuais contra mulheres que buscavam ajuda para resolver problemas espirituais e financeiros

Foto do author Rayssa Motta
Por Rayssa Motta
Atualização:

Pai de santo foi preso em Curitiba. Foto: Divulgação / Polícia Civil do Paraná

Um homem de 29 anos, que se apresentava como pai de santo, foi preso nesta segunda, 20, em Curitiba, capital do Paraná, suspeito de enganar, estuprar e manter sob cárcere privado mulheres que buscavam ajuda para resolver problemas espirituais e financeiros.

PUBLICIDADE

A prisão atendeu pedido apresentado pelo Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª Promotoria de Infrações Penais Contra Crianças, Adolescentes e Idosos de Curitiba.

Os investigadores afirmam que os estupros ocorriam durante os rituais religiosos em uma casa de oração no bairro Pinheirinho, na zona sul da capital. As vítimas, incluindo uma adolescente de 14 anos, seriam pressionadas a 'aceitar' os abusos sob a justificativa de que desse modo alcançariam a 'cura para os males que apresentavam'. Umas das mulheres abusadas chegou a ficar grávida do pai de santo, segundo informou a promotoria.

A denúncia diz ainda que pelo menos duas vítimas chegaram a ser mantidas em condição análoga à escravidão e submetidas, por meio de coação, a trabalhos forçados com jornadas de até 20 horas.

A esposa do suposto líder religioso também foi presa por coautoria na prática do crime de violação sexual mediante fraude, já que, segundo depoimentos colhidos pelo Ministério Público paranaense, ela preparava as vítimas para os rituais religiosos 'tendo plena consciência de que seria praticada violência sexual'.

Publicidade

Já o homem foi denunciado pelos crimes de charlatanismo, estupro, sequestro, cárcere privado, redução à condição análoga à escravidão e violação sexual mediante fraude.

Segundo a Polícia Civil do Paraná, seis mulheres que se apresentaram como vítima do 'pai de santo' já foram ouvidas pelos agentes.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.