Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Os prazos e vencimentos não param

PUBLICIDADE

Por Johney Laudelino da Silva
Atualização:
Johney Laudelino da Silva. FOTO: DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

O Fisco pode até prorrogar os prazos de algumas obrigações, mas não vai extinguir o dever dos contribuintes de realizar as entregas. O fato é que, em tempos confusos, com muita informação circulando e também muita desinformação, um ponto essencial para os governos federais, estaduais e municipais é assegurar a rotina fiscal e tributária pronta para atuar, receber e processar os dados das empresas que mantêm as atividades em funcionamento.

PUBLICIDADE

O esforço para conservar a economia do país passa pela luta dos empresários, que precisam manter os seus negócios "respirando", ainda que seja com a ajuda de aparelhos. Nesse caso, incentivos e ajudas financeiras de várias ordens, para que economicamente seja viável prosseguir com uma empresa aberta no Brasil.

Há tantas batalhas acontecendo no país, que as áreas fiscal e tributária se tornam apenas mais uma frente que não cessa, não dá trégua, que vez ou outra posterga datas e vencimentos. Tudo isso na tentativa de não parar a engrenagem, que move os setores das atividades primárias, secundárias e terciárias.

Então, nesse cenário incerto e perigoso para os negócios, cabe aos empresários, contadores e gestores tributários deixarem a luz de alerta constantemente ligada, pois em meio a tantos decretos, leis, normativas, emendas e outras legislações de todas as ordens, não se pode esquecer das obrigações contábeis, fiscais e tributárias.

Prazos e vencimentos não param. Por hora, eles podem ser alterados ou prorrogados, mas os contribuintes sabem que jamais serão esquecidos ou extintos.

Publicidade

Contar com um sistema fiscal tributário aderente, que ajuda a suportar, a gerenciar, a controlar os prazos e vencimentos, traz comodidade para as empresas passarem por esse problema sanitário, de maneira segura e com todo cuidado protocolar que o instante requer.

É fundamental, nesse momento, em que a saúde das pessoas está acima da saúde financeira das organizações, mas que não está contrária e desalinhada uma da outra, fazer a gestão de pagamentos, de recebimentos, dos prazos e dos vencimentos a serem entregues para o Fisco, com o apoio de um software capacitado, devidamente atualizado e que ofereça dados confiáveis e o suporte necessário para os usuários trabalharem.

*Johney Laudelino da Silva é especialista em Gestão Tributária da FH

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.