PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Os pilares da engenharia estão em xeque

Critérios de contratação que favorecem menor preço e qualidade de serviços questionáveis, falta de investimento em vistorias frequentes e conflitos de propriedade colocam em risco os usuários das pontes e viadutos na capital paulista

Por Lucas Tatibano
Atualização:

Lucas Tatibano. FOTO: HELOÍSA YAMASHIRO Foto: Estadão

A cidade de São Paulo, em tempos recentes, tem sofrido com problemas graves decorridos das más condições estruturais de suas pontes e viadutos, destacando-se a queda do viaduto da Marginal Pinheiros, em novembro de 2018. Além deste incidente houve também interdições totais ou parciais do viaduto de acesso à Rodovia Presidente Dutra e do Viaduto General Olímpio, sobre a Avenida Pacaembu. As interdições ocorreram logo após a realização de uma inspeção emergencial feita pela prefeitura de São Paulo que constatou a existência de falhas estruturais graves que deveriam ser corrigidas imediatamente, evitando o colapso total.

PUBLICIDADE

Nesse contexto, não podemos deixar de evidenciar o sucateamento que vem acontecendo na engenharia civil brasileira, como um todo, haja vista que a grande maioria das contratações, sejam públicas ou privadas, estão sendo pautadas unicamente pelo critério de menor preço, em detrimento do melhor preço.

Quando analisamos o menor preço, leva-se em conta somente a empresa que ofereceu o preço mais baixo, diferentemente do melhor preço, quando são analisados primeiramente os critérios técnicos ofertados, consecutivamente as condições de segurança e qualidade oferecidas, e igualmente, o preço que melhor condiz com a proposta apresentada.

Para realizar uma obra com o menor preço, quase sempre as construtoras ficam inviabilizadas de utilizar corpo técnico qualificado, recorrendo geralmente a profissionais recém-formados ou até estagiários, de forma que seja possível atender ao orçamento inicialmente acordado. Tal condição reflete negativamente na qualidade dos serviços prestados atualmente e devem ser imediatamente revistos, para que possamos alcançar novamente o patamar de engenharia de ponta historicamente desenvolvida no Brasil.

Retomando o tema das péssimas condições das pontes e viadutos da cidade de São Paulo, temos que considerar o baixo investimento realizado pela Prefeitura nos serviços de manutenção. No ano de 2018, por exemplo, somente 17% da verba total prevista para esses serviços foram efetivamente aplicadas, segundo dados levantados pelo Ministério Público.

Publicidade

Dentro desse cenário deve-se ressaltar também que a previsão orçamentária inicialmente aprovada para a manutenção das pontes e viadutos neste ano de 2019, por exemplo, é 30% menor do que o montante previsto para o ano de 2018, demonstrando que a cada ano a municipalidade tem dado menor importância a esse assunto.

Passo a passo da vistoria

A norma técnica que regulamenta a manutenção de pontes e viadutos no Brasil é a NBR 9452. No caso de estruturas já existentes, a principal vistoria exigida é a inspeção rotineira, a qual deve ser feita em todas as pontes e viadutos em prazo não superior a um ano. Essa inspeção pode ser somente visual, quando não houver a evidência de anomalias graves, ou com a utilização de aparelhos específicos, quando identificada alguma deformidade ou ruptura fora do normal.

Quando identificada uma anomalia grave nas pontes ou viadutos durante a inspeção rotineira deverão ser iniciados, de forma imediata, os procedimentos para a correção.

Após o término dos serviços corretivos, a norma técnica exige a realização de uma inspeção especial, na qual serão levantadas todas as informações sobre as novas condições das estruturas, devendo ser feita uma nova reclassificação da ponte ou viaduto.

Publicidade

Existe também a inspeção extraordinária, a qual deve ser realizada imediatamente após a ocorrência de impactos (veículos, trem ou embarcações), ou mesmo após a ocorrência de inundações, ventos fortes, abalos sísmicos, entre outros similares.

PUBLICIDADE

Classificação das estruturas e problemas frequentes

Ainda de acordo com a NBR 9452, a classificação das pontes e viadutos é feita através da aplicação de notas, variando conforme as condições das estruturas analisadas durante as inspeções. A nota 1 é aplicada quando a condição da estrutura se apresenta em estado crítico enquanto a nota 5 (cotação máxima) é creditada quando a estrutura se apresenta em condição excelente.

Geralmente, quando a classificação da ponte ou viaduto possuir nota abaixo de 2, devem ser realizadas intervenções emergenciais de correção na estrutura. Nesses casos, a ponte ou viaduto poderá ser completamente interditado até que sejam concluídas as obras de reforço. Também poderá ocorrer a interdição provisória do tráfego de caminhões sobre o local, de acordo com cada caso específico.

Numa análise ampla, as principais anomalias verificadas nas pontes e viadutos são os danos causados por impactos de veículos, que resultam na fissuração do concreto e na exposição das armaduras, fatores que enfraquecem o conjunto estrutural como um todo. Também são muito presentes as anomalias nas juntas de dilatação da estrutura, onde ocorre a inexistência de vedação, saliência, abertura ou depressão excessiva, ocasionando desconforto aos usuários e prejuízos ao conjunto estrutural.

Publicidade

Conflitos de posse

Um problema grave verificado na situação documental das pontes e viadutos da cidade de São Paulo, é que nem sempre esses equipamentos são de propriedade da Prefeitura, principalmente as pontes e viadutos das Marginais Tietê e Pinheiros, onde a propriedade ainda remete ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) ou à Desenvolvimento Rodoviário S.A. (DERSA), ambas companhias de controle do governo do estado de São Paulo.

Se levarmos em conta o viaduto que desabou na Marginal Pinheiros no final do ano passado, por exemplo, a propriedade ainda é do DER, órgão que foi responsável pela sua construção.

Esse impasse de posse e propriedade, infelizmente, tem prejudicado a execução de obras de manutenção e recuperação nessas estruturas, pois remete ao famoso "jogo de empurra-empurra".

No final, os reais prejudicados são os usuários e a população em geral, que acabam arcando com os custos das obras emergenciais, e ao mesmo tempo sofrem com os impactos das interdições viárias inevitáveis nesses casos.

Publicidade

Diante dos recentes acontecimentos, devemos exigir uma reflexão sobre o rumo a ser tomado pela engenharia civil brasileira onde, num cenário ideal, a melhor técnica deve prevalecer sobre o menor preço, trazendo resultados na qualidade, na segurança, e na contínua inovação dos processos construtivos.

*Lucas Tatibano é especialista técnico em métodos executivos para a construção civil

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.