Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Os onze do Supremo

Em um livro 320 páginas ('Os onze. O STF, seus bastidores e suas crises'), que será lançado em julho, os jornalistas Felipe Recondo e Luiz Weber mergulham no enigmático dia a dia da Corte e brindam os leitores com um relato instigante que pega desde o Mensalão e vem até o governo Bolsonaro, culminando no polêmico inquérito das fake news aberto por Dias Toffoli

PUBLICIDADE

Foto do author Pepita Ortega
Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Fausto Macedo
Por Pepita Ortega , Luiz Vassallo e Fausto Macedo
Atualização:

Reprodução Foto: Estadão

Desde o julgamento da Ação Penal 470, o emblemático processo do Mensalão, o Supremo Tribunal Federal viu-se no centro de uma fogueira de debates. Seus ministros tornaram-se amplamente conhecidos e, também por isso, passaram a usar a opinião pública como fundamento para seus votos. Nos turbulentos anos de uma das maiores crises políticas e econômicas que o país já viveu, o protagonismo a que foi alçado o tribunal criou um conjunto novo de desafios.

PUBLICIDADE

Ao longo de 320 páginas, 'Os onze. O STF, seus bastidores e suas crises', os jornalistas Felipe Recondo e Luiz Weber mergulham no dia a dia enigmático da Corte e brindam os leitores com um relato instigante que pega desde o Mensalão e vem até o governo Bolsonaro, culminando no polêmico inquérito das fake news aberto por Dias Toffoli.

A obra será lançada em 31 de julho pela Companhia das Letras.

Onze é o número de ministros do Supremo, que atuam como 'onze ilhas', expressão cunhada pelo ex-ministro Sepúlveda Pertence e que se consolidou como chave de interpretação para o funcionamento da Corte, com a proliferação de decisões monocráticas e a sucessão de embates internos.

Num momento em que o STF se vê sob ataque de expoentes do governo federal e de militantes nas redes sociais, entender as dinâmicas da última instância do Poder Judiciário é mais importante do que nunca.

Publicidade

Os onze é um estudo diligente tocado a quatro mãos. Seus autores são dois jornalistas tarimbados, perspicazes. Seus currículos têm um traço em comum - eles se destacam, desde sempre, pela cobertura fiel e detalhada dos fatos.

Recondo, especialista na cobertura do STF, acompanha e analisa o cotidiano da Corte máxima há mais de uma década. Conhece como poucos os meandros do tribunal.

Weber estuda o funcionamento do Supremo e analisa os movimentos e forças políticas que interagem com o sodalício.

Durante anos, os dois realizaram centenas de entrevistas para escrever 'Os onze. O STF, seus bastidores e suas crises' traz histórias que permitem descrever os contornos, causas e consequências dos grandes casos que envolveram o tribunal, incluindo o recente e polêmico inquérito sobre fake news aberto por Dias Toffoli e comandado por Alexandre de Moraes.

LEIA TRECHOS DE 'OS ONZE'

Publicidade

  • "Bolsonaro assumiu a presidência com uma pauta conservadora, moralizadora, de combate à corrupção, de apoio à Operação Lava Jato. O Supremo, que alguns setores consideravam um entrave ao avanço dessa agenda, passou a ser hostilizado por deputados e senadores, ameaçado por pedidos de CPI e de impeachment pela grita informe das redes sociais."
  • "Já em fevereiro de 2019, vaza a informação de que o ministro Gilmar Mendes e sua mulher Guiomar Feitoza haviam sido incluídos numa lista de mais cem pessoas politicamente expostas que seriam alvo de uma 'análise de interesse fiscal'."
  • "A apuração começou pela faculdade de Mendes -- o Instituto Brasiliense de Direito Público. Ao notar que a investigação tinha objetivos pouco claros, o ministro pediu que seus contadores reavaliassem a sua declaração pessoal de imposto de renda e as contas do IDP. Mendes se viu impelido a apresentar uma retificação de sua declaração. E o IDP teve de fazer o mesmo -- conforme seus sócios, a correção dos tributos resultou num pagamento de cerca de 1 milhão de reais."
  • "Mas a apuração não buscava eventuais erros nas declarações de imposto de renda e se mostrou viciada -- inclusive pelo vazamento de informações sigilosas. O que se buscava era levantar eventuais indícios da prática de outros crimes, como corrupção ou tráfico de influência, avançando sobre funções investigatórias do Ministério Público. Na lista de pessoas a serem investigadas, além de Mendes e Feitoza, constavam outras personalidades, como Roberta Rangel, mulher de Dias Toffoli."
  • "O Supremo reagiu. Toffoli pediu à Procuradoria-Geral da República, à Receita e ao ministro da Economia que investigassem as irregularidades nas apurações."
  • "O Supremo parecia de fato disposto a batalhar. Noutra frente, marcou posição quanto às manifestações de integrantes do governo e de sua base de sustentação parlamentar que indicavam retrocessos na proteção de direitos de minorias."
  • "Celso de Mello era relator de um dos processos que questionavam a demora do Congresso em aprovar uma lei criminalizando a homofobia. E insistiu com Toffoli para que o tema fosse colocado em pauta. No julgamento iniciado em 20 de fevereiro de 2019, Mello liderou o STF e garantiu apoio para a criminalização, por via judicial, da homofobia."
  • "O processo foi interrompido por decisão do presidente do tribunal, sem data para retomada, mas outra cizânia estava criada. O Congresso estava decidido a confrontar o STF -- alguns deputados, sobretudo os novatos, pediam o impeachment dos quatro ministros que já haviam votado favoravelmente."
  • "Em março, outro julgamento acendeu os ânimos. Estava em discussão o destino de processos criminais contra políticos investigados por corrupção e lavagem de dinheiro e, ao mesmo tempo, por crimes eleitorais. Os autos deveriam tramitar na Justiça Federal ou na Justiça Eleitoral?"
  • "Procuradores que integram a força-tarefa da Operação Lava Jato foram à imprensa e às redes sociais em defesa da competência da Justiça Federal para processar tais casos, pois a Eleitoral não teria estrutura nem experiência para investigar crimes de grande complexidade. Aqui e ali ventilou-se o fim da Lava Jato na hipótese de o Supremo determinar a remessa dos autos para a Justiça Eleitoral."
  • "No dia do julgamento, um dos procuradores, Diogo Castor, denunciou que o STF estaria ensaiando um golpe contra a operação. Nas redes sociais, os ataques ao Supremo se avolumavam. Na imprensa, lia-se que a máquina de mídias sociais bolsonaristas havia escolhido o STF como seu alvo preferencial naquele momento."
  • "Às quartas-feiras, antes de iniciada a sessão plenária, Toffoli promove em seu gabinete um almoço com os ministros. É um estratagema simpático para agregar os colegas, amainar os atritos, ampliar a colegialidade, conversar mais abertamente sobre os problemas da Corte e, mais importante, ouvir a fala livre (e, se possível, espontânea...) dos ministros."
  • "O ex-ministro Nelson Jobim lhe havia passado uma dica preciosa: 'Escute-os, deixe-os falar'. Naquele dia, Celso, Marco Aurélio, Cármen Lúcia e Barroso não compareceram. Aos comensais presentes, Fux externou sua indignação com os petardos contra o STF: 'Um absurdo', disse."
  • "A autoridade do STF precisava ser resguardada das investidas que vinha sofrendo. O presidente do tribunal revelou ter encaminhado ofícios à Polícia Federal pedindo que os ataques fossem investigados, mas nenhuma providência fora tomada."
  • "Os ministros ainda reclamaram dos procuradores da Lava Jato que insinuavam um golpe do Supremo contra as investigações. Fux afirmou -- e Fachin confirmou durante o almoço -- que Celso de Mello, então ausente, se revoltara com os termos usados. Para o decano, as críticas haviam exorbitado a liberdade de expressão."
  • "Toffoli pensaria em alguma saída. No dia seguinte, telefonou para Mello e expôs sua ideia, que foi bem recebida pelo interlocutor. Depois ligou para Alexandre de Moraes e disse que o queria no comando da investigação. 'Eu quero designar você, que entende disso', ele disse."
  • "Moraes, que havia sido secretário de Segurança do Estado de São Paulo, usara sua máquina e seu plantel de contatos para solucionar outro caso importante: as ameaças feitas à primeira-dama Marcela Temer. O argumento final de Toffoli não podia ser refutado: 'Duvido que alguém [mais] queira relatar'. Moraes aceitou a tarefa."
  • "No dia 14 de março, minutos antes da sessão plenária do STF, Toffoli conversou com todos os ministros, individualmente, e explicou sua decisão. Não os consultou; apenas lhes comunicou sua resolução. Ninguém objetou."
  • "Enquanto o presidente anunciava sua estratégia em reservado, sua assessoria disparava uma mensagem para os jornalistas: 'Um alerta: o presidente fará um anúncio logo no início da sessão de hoje que promete repercutir MUITO'."
  • "Iniciada a sessão, Toffoli emposta a voz e noticia a abertura de um inquérito 'contra tudo e quase todos', como definiu um de seus assessores de confiança. 'O presidente do Supremo Tribunal Federal, no uso de atribuições que lhe conferem o regimento interno, considerando que velar pela intangibilidade das prerrogativas do Supremo Tribunal Federal e dos seus membros é atribuição regimental do presidente da corte, considerando a existência de notícias fraudulentas, conhecidas como fake news, denunciações caluniosas, ameaças e infrações revestidas de animus caluniandi, diffamandi e injuriandi, que atingem a honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal, de seus membros e familiares, resolve, como resolvido já está, nos termos do artigo 43 [do Regimento Interno do STF], instaurar inquérito criminal para apuração de fatos e infrações correspondentes em toda sua dimensão', anunciou."
  • "Alexandre de Moraes foi designado o relator. As críticas ao Supremo não tardaram. A entidade abre um inquérito a ser julgado por ela mesma? Tal procedimento seria compatível com a Constituição? Não bastasse, a investigação seria tocada por um ministro do Supremo, sem a participação do Ministério Público. Como assim?"
  • "O tribunal ignorava as objeções da imprensa. Toffoli dava mais atenção às críticas daqueles que o circundavam e, sempre que tinha oportunidade, defendia sua decisão. 'Tem que dar porrada. Nós só estamos apanhando', justificou a um amigo na festa de aniversário do ministro Barroso. E acrescentou, irônico: 'E o delegado que eu arranjei?', numa referência ao 'delegado Alexandre de Moraes'."
  • "No inquérito aberto por Toffoli, o sistema de distribuição seguiu um procedimento incomum. Normalmente, os relatores são definidos por sorteio. Quando um ministro está impedido de participar do julgamento daquela causa -- por ser parente de uma das partes, por exemplo --, seu nome é excluído com um clique. E essa informação fica disponível no andamento do processo."
  • "Quando um juiz está prevento, ou seja, quando já está relatando um processo semelhante, os nomes dos demais ministros são ticados no sistema e a ação é encaminhada para o prevento. Mesmo que o tema tramite em segredo de justiça, esta informação fica disponível na página do Supremo."
  • "No caso do inquérito aberto por Toffoli, o relator foi designado a priori, uma solução prevista no regimento -- mas nunca antes utilizada. A assessoria técnica do tribunal excluiu os outros ministros, deixando apenas o nome de Alexandre de Moraes habilitado para receber a ação. Mas a informação sobre a designação do relator não aparece no site."
  • "Com o auxílio de um delegado da Polícia Federal e outro da Polícia Civil de São Paulo, a investigação avançou sobre pessoas físicas, perfis de redes sociais e imprensa, o que provocou fortes reações dentro e fora do tribunal. 'Qualquer tipo de censura, mesmo aquela ordenada pelo Poder Judiciário, mostra-se prática ilegítima, autocrática e essencialmente incompatível com o regime das liberdades fundamentais consagrado pela Constituição da República!', ponderou Celso de Mello em nota à imprensa, contestando a decisão de Alexandre de Moraes de determinar a retirada do ar de matéria da revista eletrônica Crusoé, que trazia trechos de delação premiada que se referiam a Toffoli."
  • "O inquérito era uma tentativa de recompor a redoma que tradicionalmente protegia o STF e que foi fragilizada pelas novas gerações de ministros -- fosse com brigas internas e estratégias artificiais para favorecer suas agendas próprias, fosse contorcendo argumentos, virando casaca e desprezando a jurisprudência do tribunal, fosse usando a imprensa para atacar os adversários. Mas acabou por fragilizar ainda mais a imagem da instituição."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.