PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Os impactos da regulamentação da LGPD

Por André Luís de Deus Lisboa
Atualização:
André Luís de Deus Lisboa. FOTO: DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

A importância da informação, enquanto bem jurídico tutelável, ganhou contornos tardios, porém de extrema relevância com o advento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isto porque, o armazenamento, uso, controle, memória e tantos outros aspectos que receberam tratamento através da nova legislação serão regulamentados, estabelecendo critérios, condições e penalidades para aqueles que a infringirem. Sobretudo, a nova lei acompanha a contemporaneidade da evolução da nossa sociedade.

PUBLICIDADE

Segundo pesquisas recentes, existem mais aparelhos de telefone celular no Brasil do que habitantes. Este importante dado estatístico demonstra o quanto o país e nós brasileiros valorizamos a comunicação. Não tardará e, a comunicação via telefone será substituída pela internet, conectando-nos de norte a sul do país, sem fronteiras.

Diante deste iminente cenário, indubitavelmente, teremos imensurável quantidade de informações transitando por diversos tipos de plataformas digitais. Milhões de pessoas utilizando serviços e adquirindo produtos através de sistemas inteligentes. Todavia, o transito destas informações requer regulamentação. E este é um dos propósitos da LGPD.

Não podemos restringir a importância da LGPD ao mundo digital. Um bom exemplo são os departamentos de recursos humanos das empresas. Aqueles que se candidatam a uma vaga de trabalho prestam informações pessoais ao potencial empregador, tais como: nome, filiação e endereço. Em alguns casos, informam ainda o número de seus documentos (RG, CPF) e em casos específicos se submetem inclusive a consultas de antecedentes criminais, análise de crédito, dentre outras avaliações necessárias ao cargo pretendido. Tais informações, ainda que prestadas sob o manto de termos de confidencialidade, estabelecem obrigações apenas entre os contratantes, ou seja, entre aqueles que firmaram o documento. Com o advento da LGPD e especialmente após a regulamentação, o uso indevido das informações ou mesmo o vazamento destas informações para terceiros não autorizados sujeitará o controlador da informação a severas penalidades.

Neste particular, a LGPD também provocará no cenário econômico, importantes e necessárias mudanças no comportamento das empresas e esperamos também nos órgãos da administração pública, acaso o rigor da lei e as penalidades previstas na legislação sejam aplicadas pelos órgãos fiscalizadores, em especial pela aguardada Autoridade Nacional de maneira isonômica.

Publicidade

As empresas que ainda não se adequaram, adotarão medidas de segurança, protocolos e estabelecerão regulamentos que serão submetidos a avaliação da Autoridade Nacional e demais órgãos fiscalizadores com o intuito de comprovar que a preservação da segurança das informações de clientes e usuários de seus serviços foi assegurada. O chamado accountability ou credibilidade destas empresas será medido e acompanhado pelos titulares das informações que a eles confiaram seus dados e que certamente em caso de vazamento de suas informações por falhas ou mesmo invasões dos sistemas destas empresas, não hesitarão em substitui-las por outra concorrente.

No Brasil, uma importante empresa do setor bancário sofreu enorme prejuízo com informações falsas sobre o vazamento de informações de seus clientes. As perdas, mesmo após a empresa comprovar que se tratava de "fake news" foram grandes pois diversos clientes encerraram suas contas e não mais retornaram.

Em relação ao poder público, podemos afirmar com absoluta certeza que é controlador dos mais valiosos bancos de dados: Detran, Fies, Receita Federal, INSS e CAIXA, dente tantos outros. O valor destas informações é enorme. Imaginem se, por qualquer motivo, as ferramentas de segurança do banco de dados do INSS fossem violadas e as informações destruídas. Poderíamos estar diante de um cenário caótico, onde milhares de pessoas teriam seus dados perdidos e desprovidas do pagamento de seus benefícios.

E, o mais importante, o cidadão comum, titular de informações, que diariamente, por vontade própria ou não, confia seus dados a empresas e ao poder público também será beneficiado com a LGPD. A partir de agora, as relações desta natureza, apoiadas na lei e em regulamentos, trarão maior segurança jurídica a todos os atores envolvidos, mas principalmente ao mais frágil, o cidadão.

*André Luís de Deus Lisboa é advogado e sócio do escritório Gomes de Mattos e Coimbra

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.