PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Os governos passam, os governantes passam, e as instituições ficam', diz Moro a policiais federais em formação

Na Aula Inaugural dos cursos de formação de delegados, peritos criminais, agentes, escrivães e papiloscopistas, nesta segunda, 1, ministro da Justiça da Justiça afirma que governo quer 'fortalecer a PF', por ser 'estratégica para o país'

Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Fausto Macedo
Por Luiz Vassallo e Fausto Macedo
Atualização:
 Foto: Estadão

"Os governos passam e as instituições ficam", afirmou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, a policiais federais em formação, nesta segunda-feira, 1, em Brasília.

PUBLICIDADE

A Aula Inaugural dos cursos de formação de Delegados de Polícia Federal, Peritos Criminais Federais, Agentes de Polícia Federal, Escrivães de Polícia Federal e Papiloscopistas Policiais Federais aconteceu nesta segunda-feira, 1, no teatro de arena da mítica Academia Nacional de Polícia.

https://www.facebook.com/sindepoldf/videos/450864745730929/

Coube ao Ministro da Justiça e da Segurança Pública - fortalecido pelas manifestações de rua neste domingo, 30, que defendem sua atuação e seu projeto contra a violência, a corrupção e o crime organizado - proferir a primeira aula aos alunos, na presença do diretor-geral da PF, delegado Maurício Valeixo, e outros dirigentes da corporação e presidentes de entidades de classe.

Moro ressaltou que o governo quer 'fortalecer a PF', por ser 'estratégica para o país'. Ele sinalizou posicionamento sobre uma pauta encampada há anos pelos sindicatos e entidades de classe ligados à carreira: a autonomia administrativa.

Publicidade

 Foto: Estadão

A Polícia Federal está sob o guarda-chuva do Ministério da Justiça. Os delegados fazem campanha e buscam no Congresso apoio a uma Proposta de Emenda Constitucional que confere total independência financeira e institucional.

Em seu discurso aos principiantes da corporação, Moro afirmou ser 'inegável nos últimos anos, que a PF, pelo relevante papel desempenhado, adquiriu uma aura de excelência perante a população brasileira extremamente forte'.

"É inegável que a Polícia Federal tem, além do estatuto legal que a outorga autonomia e independência, hoje ela tem, por seu próprio histórico e por suas próprias delegações, uma independência e autonomia que vão além até do próprio fator legal. Os governos passam, os governantes passam, e as instituições permanecem. E é responsabilidade dos senhores que essa instituição fique cada vez mais forte", afirmou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.