Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Ordem de prisão contra Lula 'mergulha País em crise política', diz Washington Post

O despacho do juiz Sérgio Moro que dá 24 horas ao ex-presidente para se entregar à PF ganha destaque nos principais jornais do mundo

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 Foto: Estadão

A ordem de prisão contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva repercute ao redor do mundo. Os principais jornais estrangeiros destacam que o petista terá de se entregar até esta sexta-feira, 5, após decisão do juiz federal Sérgio Moro. "O mandado foi expedido horas depois de a Suprema Corte rejeitar o pedido do 'Senhor da Silva' para recorrer livremente contra condenação", destacou o The New York Times.

Já o The Washington Post anunciou em sua manchete que o mandado de prisão contra Lula 'mergulha o país em caos político'. "Depois do pedido de Moro, a tensão aumentou consideravelmente", afirma.

 Foto: Estadão

"A decisão trará um sério golpe à sobrevivência política do primeiro presidente da classe trabalhadora do Brasil e potencialmente aprofundará as divisões no país, que tem sido atormentado por episódios de violência política", ressaltou o The Guardian.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

"De acordo com a lei eleitoral brasileira, um candidato é cassado por oito anos se for considerado culpado de um crime. A presidente do PT [Gleisi Hoffmann] disse que Lula concorreria à eleição apesar da decisão do tribunal, deixando a decisão sobre a validade de sua candidatura nas mãos do mais alto tribunal eleitoral", completou o jornal.

A BBC afirmou que, apesar de liderar as pesquisas de opiniões, Lula é uma pessoa 'polêmica' em matéria na qual destacou que o juiz Sergio Moro determinou que ele se entregue nesta sexta-feira, 5.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.