Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Oposição na OAB quer distância de disputas político-partidárias e foco no cotidiano da advocacia

Grupo de advogados lança manifesto mirando eleições internas que vão definir sucessor de Felipe Santa Cruz, cujo mandato termina em janeiro

PUBLICIDADE

Foto do author Rayssa Motta
Foto do author Fausto Macedo
Por Rayssa Motta e Fausto Macedo
Atualização:

De olho nas eleições internas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), um grupo de advogados que faz oposição à atual gestão lança nesta quarta-feira, 28, um manifesto em defesa da classe. As principais bandeiras são o foco em temas do cotidiano da advocacia e o afastamento do que consideram como um movimento de politização da entidade sob o comando de Felipe Santa Cruz, que deixa a presidência em janeiro do ano que vem.

PUBLICIDADE

"É preciso que façamos uma correção de rumos que nos afaste das disputas político-partidárias e permita recuperar a credibilidade e eficiência da instituição, outrora inquestionáveis", diz o texto. "Ao dispersar esforços e energias com objetivos alheios aos interesses da coletividade, a instituição muitas vezes negligencia a defesa da advocacia diante de problemas de toda sorte, que surgiram ou foram agravados pelas crises que enfrentamos, potencializados pela emergência sanitária."

A sede da OAB em Brasília. Foto: Divulgação / OAB

O grupo diz que as decisões internas estão cada vez menos participativas e promete retomar a 'combatividade corajosa e consciente' em nome das prerrogativas dos advogados e contra as 'ameaças à dignidade e ao saudável exercício da profissão'.

"A dignidade da advocacia se dilapida pela míngua de honorários e pelas constantes tentativas de setores do Poder Judiciário e do Ministério Público de relativizar as garantias obtidas na Constituição Federal de 1988 - em relação ao devido processo legal e à indispensabilidade da advocacia para a administração da Justiça -, criando falsas hierarquias com intuito de subordinar advogadas e advogados, contra o texto expresso da Lei", alertam.

Procurada, a gestão atual não comentou o movimento da oposição.

Publicidade

O advogado Luiz Viana, vice-presidente da OAB, encabeça o movimento. Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA

O manifesto é liderado pelo vice-presidente nacional da instituição Luiz Viana, o secretário-geral adjunto Ary Raghiante Neto e o tesoureiro José Augusto Noronha.Veja algumas das pautas do grupo:

  • Direito de acesso imediato aos clientes;
  • Inviolabilidade dos escritórios, arquivos e comunicações entre advogado e cliente;
  • Livre manifestação;
  • Acesso sem ressalvas ao conteúdo dos autos processuais;
  • Direito de usar da palavra em qualquer Juízo ou Tribunal e de acompanhar inquéritos policiais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.