Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Open banking: a verdadeira abertura do sistema financeiro

O termo open banking tem se tornado muito conhecido. A inovação será responsável pela abertura digital do sistema financeiro e das informações dos usuários. Emerge em diferentes geografias, impulsionado por diversas forças, desde mudanças na regulamentação, passando pelo desenvolvimento de novas tecnologias e incluindo a mudança nas necessidades e expectativas dos clientes.

PUBLICIDADE

Por Antônio Cerqueiro
Atualização:

Antônio Cerqueiro. Foto: Divulgação.

Em regiões como Reino Unido e União Europeia, a regulamentação tem sido o catalisador principal na adoção do open banking. Já em outros lugares, como na Índia, a tecnologia tem sido o motor da abertura dos serviços financeiros. Um exemplo disso são os novos players, que geram disrupção na indústria bancária e alavancam a digitalização de identidades dos cidadãos, dos pagamentos e de novos produtos e serviços. Enquanto isso, nos Estados Unidos e na China, o movimento é liderado pela concorrência e pelas demandas dos clientes, cada vez mais acostumados aos serviços e experiências digitais.

PUBLICIDADE

Em um ano em que a importância da digitalização em todos os setores e negócios ficou evidente, o open banking ganha ainda mais força. No Brasil, a iniciativa do Banco Central vai permitir novos modelos de negócios e integrar os dados e serviços dos bancos e de terceiros. Com isso, a competição com fintechs, big techs, varejistas e outros negócios não tradicionais vai acontecer de forma mais intensa e efetiva, por meio de conexões com APIs abertas e, em múltiplos casos, padronizadas. Tudo isso visando modernizar o sistema financeiro e fomentar a inclusão e a educação financeira no País.

É, de fato, a revolução aberta. E isso deve facilitar, e muito, o surgimento de novos produtos e serviços para os clientes. É uma corrida contra o tempo, na qual estão sendo criados caminhos e regulações no mesmo momento em que são enfrentados os desafios - comuns a vários setores - de mais um pico da pandemia de covid-19. É nesse contexto que os players do setor estão - ou deveriam estar - se preparando para as próximas fases do open banking no Brasil.

O open banking trará implicações aos bancos em diferentes graus, de acordo com seu tamanho. Para os bancos maiores, pode gerar intensa concorrência e perda do relacionamento primário com os clientes, fragmentação e comoditização da cadeia de valores, e uma compressão dos profit pools tradicionais. Todos esses elementos forçarão mudanças relevantes nos modelos operacionais.

Confrontados com esse cenário de mudanças, os bancos podem adotar abordagens variadas, e com ambições crescentes, visando:

Publicidade

Cumprir com as exigências: Assegurar, no mínimo, a conformidade regulamentar (ex.: consenso, informação de conta corrente, iniciação de pagamentos, informações de investimentos etc.).

Defender os negócios existentes: Defender-se contra outros bancos e players puramente digitais e melhorar a experiência do cliente em jornadas críticas (ex.: onboarding, confirmação de identidade, consultas etc.). Otimizar modelos de score de crédito, prevenção a fraudes e cobrança, para alcançar públicos subatendidos e rentabilizar as operações.

Crescer além dos negócios atuais: Lançar iniciativas para fidelizar relacionamentos, ganhar share-of-wallet, aprimorar o cross-sell e captar novos clientes, aproveitando o acesso aos novos canais.

Transformar completamente o negócio: Posicionar-se como um agregador, concentrar o relacionamento com o cliente além dos serviços puramente bancários e, para tanto, desenvolver ecossistemas que incluam casos de uso mais relevantes para as necessidades do consumidor-alvo e para a estratégia do banco.

Dada à amplitude de opções, é importante para os bancos colocar o open banking no centro de sua agenda estratégica e definir quais oportunidades perseguir e como realizá-las. Isso inclui: balancear iniciativas para otimizar o modelo de negócios já existente e melhorar a experiência do cliente; possíveis reduções de custos; criação de novas fontes de receita; mitigação de riscos; entre outras. Também é necessário buscar o desenvolvimento de novos negócios ou oportunidades, alavancar desde uma diversificação ampla de canais de distribuição até o desenvolvimento de ecossistemas com serviços abrangentes.

Publicidade

No que tange às novas oportunidades, a integração dos serviços do banco, para ser distribuídos por terceiros, abrange temas como: facilitação de processos de onboarding, com acesso a dados do cliente; autenticação e autorização de transações, incluindo a iniciação de pagamentos; e oferta de crédito com diversos modelos de divisão dos riscos.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Já do lado oposto, no desenvolvimento de um ecossistema ancorado na relação do banco com os clientes, se daria a integração de produtos e serviços bancários e de terceiros em uma única plataforma própria da instituição financeira, para permitir experiências de ponta a ponta mais ricas para os clientes.

Para fazer isso acontecer, a instituição financeira deve repensar seu modelo operacional e revisar suas capacidades tecnológicas, abrir o acesso a seus sistemas e garantir a utilização de metodologias de desenvolvimento ágil e flexível. Dessa forma, vai se adaptar rapidamente às mudanças do mercado e reforçar a habilidade de fechar parcerias com empresas de diversas naturezas e portes, que são fundamentais na configuração dos ecossistemas.

São muitas as possibilidades que o open banking oferece ao sistema financeiro do País. As portas estão abertas, então, também é hora de abrir os olhos e as mentes para as oportunidades.

*Antônio Cerqueiro é sócio da Bain & Company

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.