Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Omissão de matérias sobre demissão de médico em clipping do Supremo faz Marco Aurélio cobrar esclarecimentos de Fux

Decano do Supremo Tribunal Federal enviou ofício pedindo explicações por ausência de reportagens no informativo interno diário distribuído pela Secretaria de Comunicação da Corte

PUBLICIDADE

Foto do author Rayssa Motta
Por Rayssa Motta , Fausto Macedo/SÃO PAULO e Rafael Moraes Moura/BRASÍLIA
Atualização:

Os ministros Luiz Fux e Marco Aurélio Mello. Fotos: André Dusek e Dida Sampaio/Estadão  

A crise aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) na esteira do pedido de reserva de vacinas contra a covid-19 para imunizar ministros e servidores ganhou um novo capítulo. Após as críticas dirigidas por integrantes da Corte ao presidente Luiz Fux pela demissão do médico Marco Polo Freitas do cargo de secretário de Serviços Integrados de Saúde, o alvo da vez é o clipping que circulou no tribunal na última quarta-feira, 30.

PUBLICIDADE

Documento

O CLIPPING

O documento é distribuído diariamente pela Secretaria de Comunicação e funciona como um compilado com a reprodução das notícias emplacadas nas machetes dos principais jornais do País. O problema, na avaliação do ministro Marco Aurélio Mello, foi a ausência de duas reportagens com chamadas na capa do Estadão e da Folha de S. Paulo intituladas, respectivamente, 'Demissão de médico gera atritos para Fux no STF' e 'Médico do STF contesta versão de Fux sobre vacinas'.

O decano pede a Fux que sejam cobrados esclarecimentos do serviço de comunicação. "Ante os ares democráticos vivenciados, somente cabe atribuir a omissão a falha ao reproduzir-se o teor das notícias", escreveu Marco Aurélio.

Publicidade

O ofício enviado por Marco Aurélio. Foto: Reprodução

Nos bastidores, a exoneração do médico foi interpretada como uma tentativa de achar um 'bode expiatório' para acalmar a opinião pública. Após a demissão, Freitas afirmou que nunca realizou 'nenhum ato administrativo sem ciência e anuência' de seus superiores hierárquicos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.