Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Oi Pati, sou eu, Tici'

Ouça mensagem de voz da mulher de Joesley da JBS para a filha do animador Silvio Santos, na qual Ticiana Vilas Boas diz a Patrícia Abravanel que a delação de um executivo do grupo é um 'absurdo' e até se dispõe a testemunhar

PUBLICIDADE

Por Fabio Serapião e de Brasília
Atualização:

Joesley Batista e Ticiana Villas Boas. Foto: Paulo Giandalia/Estadão

No dia 1.º de junho, Ticiana Vilas Boas, mulher do empresário Joesley Batista delator da JBS, gravou mensagem de voz para Patrícia Abravanel, filha do animador de TV Silvio Santos e mulher do deputado Fábio Daria (PSD/RN). 'Oi Pati, sou eu, Tici', saúda a mulher de Joesley.

PUBLICIDADE

https://soundcloud.com/fernanda-yoneya/whatsapp-audio-2017-08-11-at-191913

O teor da mensagem de Tici motivou o criminalista José Luís Oliveira Lima a tentar a anulação de parte da delação do ex-diretor de Relações Institucionais do grupo J&F, Ricardo Saud, como revelou a repórter Andrea Sadi, da Globo News.

Oliveira Lima representa o casal Fábio Faria e Pati. O casal questiona trecho do acordo do executivo em que ele cita suposta reunião na casa de Joesley Batista na qual teria sido acertado o pagamento de propina ao deputado do PSD do Rio Grande do Norte.

No áudio, Tici diz a Pati que poderia ser testemunha dela porque a delação é um 'absurdo' e o encontro citado por Saud em sua delação 'foi um jantar normal'.

Publicidade

"Eu não vi nada de dinheiro, de nada que beirasse ser ilícito", afirmou Tici.

COM A PALAVRA, O GRUPO J&F

Nenhum dos colaboradores mentiu em qualquer depoimento prestado à Procuradoria Geral da República e ao Ministério Público Federal. Os colaboradores apresentaram grande número de informações e provas à PGR e em atendimento aos demais ofícios do MP, que estão sendo tratados dentro dos trâmites legais. Sobre a questão trazida pela reportagem, é importante esclarecer que o fato ocorreu na data e evento conforme relatados, em conversa reservada, sem a participação nem conhecimento das esposas. Os colaboradores continuam à disposição para cooperar com a Justiça.

COM A PALAVRA, TICIANA VILAS BOAS

Ticiana Villas Boas confirma a veracidade da mensagem de voz que enviou em apoio a amiga e colega de trabalho Patricia Abravanel. E diz que, como revela o áudio, nem ela nem Patrícia, durante o período em que estiveram juntas no jantar em sua casa, presenciaram qualquer conversa com conteúdo ilícito. Em vários momentos do encontro, os casais se dividiram em grupos de homens e mulheres, e Ticiana imaginou que Patrícia, assim como ela, não sabia que nas conversas entre os maridos eles trataram de propina. Por isso ela se solidarizou e se dispôs a defendê-la caso fosse necessário, com a intenção de evitar que Patrícia fosse envolvida no caso.

Publicidade

COM A PALAVRA, JOESLEY BATISTA E RICARDO SAUD

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

"Os colaboradores Ricardo Saud e Joesley Batista mantêm o que disseram à PGR em relação ao jantar de acerto de propinas com líderes do PSD. Ricardo e Joesley, conforme já contaram em depoimentos aos procuradores, reuniram-se com Robson Farias e Fábio Farias, do PSD, para discutir apoio financeiro à campanha de ambos, em troca de benefícios ilegais do governo do Rio Grande do Norte a uma empresa do grupo J&F. O encontro, um jantar na residência de Joesley em São Paulo, em 2014, contou com a presença das esposas de Fábio Faria e de Joesley. A conversa sobre as propinas para campanhas de Robson Faria e Fábio Faria, no entanto, transcorreu sem a presença das duas. Joesley, Ricardo Saud, Fabio Faria e Robson Faria acertaram os detalhes das propinas num ambiente à parte, antes do jantar, enquanto as esposas conversavam noutro espaço da casa. As duas não foram testemunhas das tratativas. Não tinham como saber, portanto, o que foi ou não foi discutido entre eles."

COM A PALAVRA, O ADVOGADO DO CASAL FABIO FARIA E PATRÍCIA ABRAVANEL, JOSÉ LUIS OLIVEIRA LIMA

Interessante que somente após o áudio da sua esposa vir a público,é que Joesley Batista pensa em esclarecer esse fato ao MPF. Interessante, também, que no longo áudio que Ticiane encaminhou a Patrícia Abravanel, em momento algum ela faz menção a eventual separação dos integrantes do jantar em ambientes da casa, inclusive cita os assuntos que trataram. Ticiane desmente categoricamente Ricardo Saud, invalidando a sua fala. Vamos requerer que o STF análise esses e outros fatos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.