OAB lança livro sobre atuação de advogados durante a ditadura

OAB lança livro sobre atuação de advogados durante a ditadura

Mateus Coutinho

27 Março 2014 | 06h00

Obra de 200 páginas traz relatos de advogados que com destemor defenderam militantes políticos da oposição

por Mateus Coutinho

“Coragem: A advocacia criminal nos anos de chumbo” será lançado nesta sexta feira, 28, no Memorial da Luta pela Justiça, na av. Brigadeiro Luis Antonio, 1249, Bela Vista, São Paulo, espaço que durante a ditadura abrigou a auditoria militar. A obra reúne em cerca de 200 páginas uma sequência de relatos e um mosaico de fotos de criminalistas, relaciona 161 nomes de advogados e advogadas que atuaram pela democracia no período entre 1960 e 1980.

Ao completar 50 anos do golpe militar de 1964, o deputado federal José Mentor (PT-SP) e a OAB-SP fazem uma homenagem aos profissionais da advocacia que agiram em uma época em que os direitos fundamentais sofreram graves violações.

O livro traz experiências profissionais relatadas por meio de crônicas dos advogados que atuaram na defesa de militantes políticos opositores à ditadura militar (1964 e 1985), casos de destaque, situações pitorescas, dificuldades e análises da conjuntura política à época – Aldo Lins e Silva, Rosa Cardoso, Evandro Lins e Silva, Sepúlveda Pertence, Idibal Pivetta, Heleno Fragoso, José Carlos Dias, Luís Eduardo Greenhalgh.

“Coragem: A advocacia criminal nos anos de chumbo” já tem outros dois lançamentos definidos, na sede da OAB, em Brasília, no dia 31 de março, e no dia 2 de abril, na Câmara dos Deputados.

 

Mais conteúdo sobre:

AdvocaciaDitaduraOAB-SP