PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

OAB diz que foro privilegiado virou 'regalia'

Em nota, Ordem dos Advogados do Brasil alerta que 'consequência nefasta da distorção a respeito da prerrogativa de função é o congestionamento das estruturas dos tribunais'; nesta quinta, 23, Supremo, que nunca condenou ninguém da Lava Jato, deve decidir se benefício vale só para delitos no exercício do mandato

Foto do author Luiz Vassallo
Por Luiz Vassallo
Atualização:

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia. Foto: EUGÊNIO NOVAES/OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil declarou nesta segunda-feira, 20, que está em alerta para que sejam corrigidas 'as distorções que transformaram o foro privilegiado em um privlégio incompatível com o período democrático'.

PUBLICIDADE

Em nota pública, subscrita pelo presidente do Conselho Federal, Cláudio Lamachia, a entidade máxima da Advocacia assinala que 'a Constituição, ao estabelecer o foro por prerrogativa de função, pretendeu proteger os cargos e as instituições e não seus ocupantes, como ocorre hoje'.

"A proliferação indiscriminada das funções protegidas por foro fez com que ele se transformasse em uma regalia", afirma a OAB.

Nesta próxima quinta-feira, 23, o Supremo Tribunal Federal deverá decidir se o foro especial vale só para delitos cometidos no exercício do mandato.

Atualmente, mais de 30 mil políticos e administradores públicos desfrutam do privilégio em todo o País, perante todos os tribunais - estaduais, regionais federais e superiores.

Publicidade

Na Operação Lava Jato, deflagrada em março de 2014, em primeira instância, 128 investigados já foram condenados, inclusive ex-parlamentares, pelo juiz Sérgio Moro. O Supremo nunca condenou ninguém da Lava Jato.

"Está na pauta desta semana do STF a discussão sobre a abrangência do foro privilegiado. A OAB advoga para que sejam corrigidas as distorções que transformaram esse mecanismo em um privilégio incompatível com o atual período democrático", destacou Lamachia.

"Outra consequência nefasta da distorção a respeito da prerrogativa de função é o congestionamento das estruturas dos tribunais", alerta o presidente da Ordem. "O STF, por exemplo, acaba não processando com a devida agilidade diversos casos relevantes porque é obrigado a se ater aos casos corriqueiros de políticos agraciados com o direito de serem julgados apenas no mais importante tribunal do país."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.