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Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

O que a Educação tem de substantivo é ser verbo...

Por José Barroso Filho
Atualização:
José Barroso Filho. FOTO: ARQUIVO PESSOAL  

A Educação é único caminho portador de um Futuro de desenvolvimento e realização das nossas potencialidades deve pois, ter absoluta prioridade no Planejamento e Gestão Estratégicos de um projeto que vise o Desenvolvimento Nacional.

A Educação que transborda visto que não se conforma.

A Educação deva propiciar:

- Ampliação da percepção de Mundo;

- Emancipação.

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Que pelas lentes da educação poderemos "ler o mundo" e tornar possível o sonho. Afinal... os limites do nosso mundo são os limites do nosso conhecimento.

Assim, ao tratamos de EDUCAÇÃO devemos estimular:

- Significação dos conteúdos;

- Desafios diante da perplexidade que gera curiosidade... da complexidade que nega o determinismo;

- Inquietação;

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- Projetos;

- Criatividade.

Vale perceber que nem tudo pode ser medido ou pesado...

Assim...

Uma Educação para as competências

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não tem sentido sem

Uma Educação para as sensibilidades

É essencial a Formação do estudante do século XXI para o século XXI... direcionada ao...

- Conhecimento;

- Tirocínio (Capacidade decisória);

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- Criatividade;

- Inovação.

Dessa forma, necessário que o Planejamento Estratégico da Educação observe os seguintes pilares:

- Identificação de objetivos.

- Definição de métodos e de metodologias.

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- Criação de uma ambiência educacional adequada

e

dentro da ambiência educacional... devamos ressaltar:

- Qualificação e reconhecimento dos professores;

- Qualificação e reconhecimento dos gestores escolares;

- Adequação de meios aos fins.

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Valioso construir neste almejado ambiente:

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- a superação da ideia de transmissão de informação como atividade estruturante da aula;

- a redefinição do sentido de conteúdo (a partir da distinção entre objeto de conhecimento e objeto de ensino), que se afasta da ideia de conjunto estabilizado de conceitos e se aproxima de um feixe de habilidades especificas;

- a crítica à premissa de que o ensino deve proceder da teoria à prática, isto é, à crença de que sem conhecer os conceitos abstratos o aluno é incapaz de pensar adequadamente sobre situações concreta;

- a afirmação da ideia de que o ensino a partir de situações e problemas concretos permitindo uma melhor compreensão das formulações teóricas necessárias ao enquadramento, à compreensão e à resolução de tais problemas.

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Sendo necessário desenvolver...

- Um ambiente colaborativo;

- Uma formação entrelaçada;

- Um currículo integrador;

- Compromisso com a pesquisa;

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- Significância da experiência educativa;

- Ligação com o exterior (a vida como ela é) e como decorrência ...

- Transdominialidade;

- Pacto com o Futuro (compromisso: Professor/Aluno - Sociedade/Academia).

Nesse diapasão, os Centros Educacionais possam ser assim estruturados:

- Núcleo pedagógico: envolvendo pesquisa, estudo e definição dos conteúdos e a didática a serem ministrados nos diversos cursos;

- Núcleo de neuroeducação: buscando a utilização das descobertas sobre aprendizagem, memória, linguagem e outras áreas da neurociência para que sendo conhecido o processo de aprendizagem e internalização possamos traçar as estratégias mais adequadas voltadas ao ensino e aprendizagem;

- Laboratório de metodologias ativas aplicadas à criatividade e inovação baseando-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando às condições de solucionar, com sucesso, desafios em diferentes contextos e utilizando processos interativos de conhecimento, análise, estudos, pesquisas e decisões individuais ou coletivas, com a finalidade de encontrar soluções para um problema.

Tal estrutura tem por finalidade precípua fazer com que o aluno construa o conhecimento, partindo de experiências e saberes individuais ou compartilhados, desenvolvendo ao máximo a criatividade e as práticas inovadoras no seu dia a dia.

Providências que indicam que é proveitoso discutir, por exemplo:

- A possibilidade de ampliar para fora da sala de aula o espaço de ensino e os mecanismos necessários para isto (projetos, grupos de pesquisa etc.);

- Os mecanismos necessários para fomentar autonomia e responsabilização dos atores no processo de ensino;

- As relações da pesquisa e extensão com o processo regular de aprendizagem.

"Se você quiser construir um navio, não dê ordens para as pessoas juntarem madeira.

Ao contrário, ensine elas a desejar a imensidão e a infinitude do mar"

Antoine de Saint-Exupéry

A liberdade não pode ser ensinada, mas o voo pode ser estimulado.

Ex cordis... a Educação é uma relação de encantamento e de Amor.

*José Barroso Filho é ministro do Superior Tribunal Militar e conselheiro do Conselho Nacional de Educação

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