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O novo perfil do profissional de vendas

Por Almir Neves
Atualização:
Almir Neves. FOTO: DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

A pandemia do novo coronavírus obrigou as pessoas a se adaptarem a um novo estilo de vida. Com a obrigatoriedade de ficar em casa para evitar o contágio, foi necessário mudar hábitos de consumo e também de trabalho. O home office se tornou realidade para os profissionais que atuam nos escritórios, e não foi diferente com o vendedor.

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O vendedor de rua, também conhecido no meio corporativo por field sales, foi obrigado a virar um vendedor interno, o inside sales na linguagem corporativa global e isso trouxe um desafio muito grande, porque são perfis diferentes. O vendedor de campo tem por principal característica estar em movimento, e de certa forma, o fato dele acabar vindo para dentro da empresa, obrigou-o a mudar sua rotina, de agendar reuniões presenciais e agora ter de fazer por telefone, por web conferência, o que acabou gerando um estresse muito grande para quem tinha esse perfil de estar sempre na rua.

O mercado brasileiro de vendas é gigantesco. São 200 milhões de consumidores em vários setores, desde produto, serviço, tecnologia, ou seja, é um mercado muito ativo. Claro que, durante a pandemia, alguns segmentos foram realmente mais impactados como o setor de hospitalidade, viagens e turismo. Mas em contrapartida, outras verticais tiveram um crescimento estrondoso.

As empresas tiveram que se adequar às novas demandas, por exemplo, o perfil da venda de alimentos mudou. Pessoas que antes comiam fora de casa, agora utilizam muito mais o delivery. O comércio precisou mudar sua logística, saindo da venda no salão para entrega em domicílio, o e-commerce cresceu absurdamente e tudo isso trouxe uma necessidade de adequação das organizações e das equipes como um todo.

E dentro desse cenário, quanto mais tecnologia a empresa tiver na sua rotina comercial, mais efetivo passa a ser o processo de venda como um todo. Dessa forma, não basta ter apenas um software de vendas e de gestão de relacionamento com o cliente, são necessários CRM's mais complexos, plataformas de conhecimento de perfil do consumidor, sistemas de dados com mais informação para avaliação de cenários e obviamente a inteligência artificial (IA) vem um pouco acima disso tudo, conectando coisas que muitas vezes não são tão simples de serem conectadas.

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Um dos grandes benefícios da inteligência artificial em vendas (AI) para área comercial é trazer essa agilidade, proporcionar uma conexão de dados, fazer análises muito mais rápidas, trazer insights muito mais precisos para que o profissional e o líder da área comercial tomem decisões mais assertivas e com isso a empresa tenha ganhos de produtividade, melhores resultados e possa ver para onde está indo o retorno de investimento que ela vem fazendo em tecnologias para área de vendas.

A complexidade da atividade comercial, uma vez que no mundo todo os vendedores utilizam mais tempo realizando atividades não correlatas à venda em si, tem levado as organizações a investir cada vez mais em tecnologias inteligentes para ajudar esses profissionais a performar melhor, mas sem abandonar habilidades características do vendedor, como argumentação, expressão verbal, entre outras.

*Almir Neves é founder da hubkn

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