Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

O Natal da reconciliação

PUBLICIDADE

Por José Renato Nalini
Atualização:
José Renato Nalini. Foto: DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO

Este Natal de 2020 é atípico, para muitos humanos. Neste século, com certeza, inexistiu algo que sacudiu o mundo e fez tremer suas estruturas, como a pandemia do coronavírus. Milhões de seres humanos morreram. Muitos precocemente. Muitos à espera de atendimento.

PUBLICIDADE

Quantas famílias não estão ainda impactadas por essa partida que, para afligir ainda mais os que ficaram, não pode ser acompanhada pelos rituais de luto, algo ínsito à natureza humana?

Aqueles que estiverem vivos hoje e continuarem a fruir dessa dádiva milagrosa que é a existência na noite de 31 próximo, devem ser gratos. Atravessaram a borrasca e continuam a fruir dessa magia: poder respirar, enxergar, caminhar. Por enquanto não se pode abraçar. Mas um dia o abraço carinhoso voltará. Assim como a efusão corporal, tão nossa, e os beijos, de que somos tão pródigos.

A mensagem que a humanidade recebeu neste 2020 precisa ser absorvida após serena reflexão. No decorrer de nossa trajetória celebramos inúmeros Natais. Mas nem sempre conferimos a essa festa a relevância que ela merece. Natal é aniversário. Aniversário de quem? De Jesus Cristo, um judeu pobre, filho de carpinteiro, um fiel observador da lei temporal. Arriscou-se esse jovem a levar a mulher grávida até Belém, para cadastrar-se no recenseamento oficial.

Sem recursos para uma hospedagem condigna, sem vaga nas hospedarias acessíveis, refugiou-se o casal numa estrebaria. Ali veio à luz Aquele que mais da metade do mundo considera o Messias, o Salvador, o responsável pela redenção da humanidade, que rompera a aliança com o Criador por orgulho, arrogância e vã pretensão de criatura miserável.

Publicidade

Nossos Natais foram ocasião de troca de presentes, de comilança e de memoráveis libações alcoólicas. Mas nem sempre o aniversariante foi lembrado. Como pedir presente, se o aniversário é Dele?

E o que Ele quer como presente natalício?

Aquilo que não é mensurável pela nossa escala de valores. Nada custa, senão nossa determinada vontade de levar a sério o que Ele propôs.

A síntese de seu ensinamento é muito explícita: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Não é fácil observar esse mandamento. O que para cada um de nós está acima de todas as coisas? Basta verificar quais nossas angústias, nossos interesses, nossos sonhos, para chegar àquilo que elegemos como objetivo existencial.

Publicidade

Amar o próximo também não é fácil. Amar quem nos ama, amar nosso sangue, amar quem nossa afeição elegeu, isso é instintivo. Mas amar todas as pessoas, mesmo as que nos prejudicam, aquelas que não gostam de nós, isso é bastante complicado.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Meditar sobre o que significa para nós o Natal e pensar qual será a nossa oferta para o aniversariante é algo que fará bem à nossa consciência. A grande ventura do humano é que ele se reconhece falível e imperfeito. Suscetível a equívocos, a erros e a escolher o mal em lugar do bem. Porque é provido de livre arbítrio. Mas o principal é que ele sempre pode reconsiderar. Obter outra chance. Virar a página. Começar de novo. Propor-se novo estilo, adotar outras práticas. Pactuar com o bem.

Por isso é que o Natal de 2020, depois de tanta tristeza e tanto pavor, deve ser uma oportunidade de reconciliação. Reconciliação consigo mesmo. Procurar a criança que ainda reside no coração de cada um. Verificar onde ocorreu o desvio de propósito. Encetar uma retomada com novo ânimo. Propor-se a uma reconciliação generalizada. Com aqueles com os quais nos desentendemos. Com os que nos magoaram. Com os distantes. Com os invisíveis. Com os desvalidos.

Mas também reconciliar-se com a natureza, tão vilipendiada. E reconciliar-se com a transcendência, para a qual o aniversariante trouxe uma promessa e uma esperança.

Isto vale para todos. Também para os agnósticos. Mais importante do que acreditar em Jesus, é saber que Ele acredita em você.

Publicidade

Feliz e santo Natal de 2020 para todos!

*José Renato Nalini é reitor da Uniregistral, docente da pós-graduação da Uninove e presidente da Academia Paulista de Letras - 2019-2020

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.