Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

O mais turbulento dos anos para a Receita Federal

PUBLICIDADE

Por Kleber Cabral e Marchezan Taveira
Atualização:
Kleber Cabral. Foto: Arquivo Pessoal

Pode-se dizer que 2019 foi um dos mais nervosos anos na história de mais de meio século da Receita Federal - e certamente o mais atribulado dos últimos tempos. Sob fogo cerrado de fortes grupos de pressão, a instituição e seus auditores fiscais ficaram sob a mira acurada de autoridades do mais grosso calibre, unicamente por estarem cumprindo sua missão constitucional de fiscalizar, colhendo dados, cruzando informações e identificando de maneira impessoal movimentações financeiras atípicas de agentes públicos. De todos os átrios do poder vieram petardos: Executivo, STF, Congresso Nacional, TCU.

PUBLICIDADE

O desastroso vazamento da informação de que estavam sendo analisadas, em caráter preliminar, inconsistências nas contas do ministro Gilmar Mendes e de sua mulher, em fevereiro, deu início à temporada de caça. Estava aberta a caixa de Pandora. Dias depois, o ministro Dias Toffoli, atendendo a convite, comparecia à cerimônia de posse da atual diretoria do Sindifisco Nacional, na qual brindou os presentes com uma espécie de "spoiler" do seu voto (o original, depois alterado e reescrito) no julgamento, em novembro último, do compartilhamento de dados entre Receita Federal e Ministério Público - entendimento que respaldou, em julho, a liminar deferida pelo ministro a Flávio Bolsonaro, que também estava presente àquela cerimônia na noite de 13 de fevereiro.

Hoje já se têm provas de que os documentos que chegaram à imprensa saíram da empresa Fibria Celulose, também alvo de análise fiscal, que, inadvertidamente, teve acesso a relatório fiscal sobre Gilmar e Guiomar Mendes. Mas o episódio deu azo à narrativa conspiratória de que a Receita Federal atuava por "encomenda" de outros órgãos de poder para pressionar autoridades da República, criando um ambiente favorável ao surgimento de propostas para desfigurar e enfraquecer um dos mais eficientes e republicanos órgãos de Estado do país.

Nesse vácuo muito bem dilatado, articulou-se a introdução de uma emenda "jabuti" na medida provisória 870, proibindo os auditores de fiscalizarem casos envolvendo crimes correlatos à sonegação, como lavagem de dinheiro e corrupção, bem como vedando o compartilhamento de informações entre a Receita Federal e o Ministério Público sem prévia autorização judicial, o que burocratizaria, retardaria e em muitos dos casos inviabilizaria qualquer tipo de investigação, agravando a impunidade que assola o país.

A proposta não prosperou porque houve forte reação dos auditores fiscais, que denunciaram a manobra para a opinião pública. Apesar de vencida a batalha, algumas lideranças partidárias no Congresso Nacional, não por acaso envoltos em processos fiscais e penais, voltaram a investir contra a Receita Federal, tentando incluir o texto da "emenda da mordaça" em outro projeto de lei.

Publicidade

Por conta do vazamento, ainda não explicado nem assumido pela Fibria, dois auditores fiscais foram indevidamente afastados de suas funções e todas as fiscalizações envolvendo agentes públicos, incluindo pessoas ligadas aos próprios ministros do STF, foram suspensas.

Ao mesmo tempo, a Receita Federal passou a ser alvo de investidas intimidatórias de Bruno Dantas, ministro do TCU, que intimou o órgão a fornecer nome e matrícula de todos os auditores que acessaram dados fiscais de altas autoridades públicas, cônjuges e familiares, nos últimos 5 anos. O TCU enviou à Receita uma lista de CPFs, no intuito de identificar quem acessara dados fiscais daqueles contribuintes "especiais".

A relação continha o grupo denominado de pessoas politicamente expostas (PPE), a quem os tratados internacionais determinam maior vigilância do Fisco, maior rigor sobre suas movimentações financeiras, por estarem mais expostas, em razão do cargo que ocupam, ao cometimento de ilícitos financeiros. A ordem do TCU vinha na direção contrária, fazendo das PPEs uma espécie de lista VIP, constrangendo aqueles que têm o dever de fiscalizá-las e colocando os auditores fiscais numa posição desconfortável de suspeição perante a opinião pública.

Todas essas medidas repercutiram mal na comunidade internacional. Os auditores fiscais denunciaram a situação ao GAFI e à OCDE, que cobraram explicações das autoridades brasileiras. A arbitrariedade do TCU foi barrada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindifisco Nacional. Na sequência, Alexandre de Moraes voltou atrás da decisão que afastara auditores fiscais do exercício de suas funções e o plenário do Supremo refutou a tese da proibição do compartilhamento de informações entre Receita Federal e outros órgãos.

Se a Receita Federal segurou o tranco e sobreviveu à tormenta de 2019, o enredo para 2020 pode ser outro. A LOA do próximo exercício impõe ao órgão um corte de 36% sobre o orçamento de 2019 (de 2,8 para 1,8 bilhões de reais), o mesmo valor nominal de 12 anos atrás. Nesse caso, não se pode culpar o Congresso. O corte foi proposto pelo próprio Ministério da Economia: uma aposta que tem tudo para dar errado. Sufocar a máquina arrecadadora federal em plena crise fiscal é algo que nem os mais heterodoxos fariam. Com um corpo funcional muito reduzido e abandonando investimentos, estamos diante de um redesenho drástico da Receita Federal, que pode pôr em xeque não só a sobrevivência da instituição como todo o aparato de repressão à sonegação e à corrupção no Brasil.

Publicidade

*Kleber Cabral, auditor fiscal da Receita Federal e presidente do Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco)

*Marchezan Taveira, auditor fiscal da Receita Federal e jornalista

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.