PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

O futuro da odontologia social está nas perspectivas e necessidades do paciente

Por Roberto Cury
Atualização:
Roberto Cury. FOTO: ARQUIVO PESSOAL Foto: Estadão

O Brasil tem atualmente 340 mil cirurgiões-dentistas, o maior número em termos absolutos no mundo. Segundo avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS), estamos entre os três países com os melhores profissionais da área, junto com Estados Unidos e Suécia. Além disso, algumas de nossas universidades que oferecem cursos de Odontologia também figuram entre as melhores. Porém, nosso país amarga alguns índices bem incômodos em se tratando da saúde bucal.

PUBLICIDADE

A última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, realizada em 2010, mostra que, aos 28 anos de idade, os brasileiros, em média, já perderam 16% dos dentes. Aos 42, esta proporção chega a 35% e, entre a população de 50 anos, pode superar 50%.

Paralelamente, dados do IBGE apontam que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente e que 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos.

O caminho para reverter essa situação não é tão simples, pois envolve diversas condicionantes que vão desde fatores econômicos até a facilidade de acesso ao serviço odontológico. Como cirurgião-dentista exerci a prática em clínica odontológica por 20 anos e sempre acompanhei de perto o segmento da Odontologia Suplementar. Esta minha experiência me faz acreditar que existam caminhos viáveis para que os brasileiros possam ter uma melhor saúde bucal e, consequentemente, qualidade de vida e autoestima, algo muito difícil para quem está com a saúde bucal comprometida e, principalmente para quem perdeu todos os dentes. Em muitas áreas as parcerias público-privadas têm se mostrado alternativas vantajosas e com grande impacto social positivo acima de tudo.

Estas parcerias podem ser um caminho para viabilizar o acesso da população aos serviços odontológicos que, embora sejam oferecidos pelo SUS, de maneira descentralizada, não conseguem atender à atual e crescente demanda.

Publicidade

Para entender melhor a relação para ambos (estatal e privado) é importante questionar qual seria o impacto de uma parceria público - privada na odontologia para o usuário atual do sistema público de saúde odontológico. O que mudaria para este cidadão ser atendido por um cirurgião-dentista vinculado ao Estado ou ligado a uma empresa privada? Não seria difícil prever que a rede de profissionais aumentaria para este cidadão, que hoje precisa se deslocar muitas vezes para unidades específicas de atendimento e aguardar pela consulta que pode levar meses para acontecer.

Com parcerias como estas aumentamos a rede de profissionais para o atendimento odontológico, proporcionamos atendimento em clínicas equipadas e completas, além de agilidade na consulta e garantia de qualidade por atendimento prestado. Já para o cirurgião-dentista a mudança implica em aumento de capital de giro, crescimento da rede de pacientes e possibilidade de melhorias no consultório. Grande parte dos profissionais de saúde bucal são hoje também empreendedores, que dependem de volume de pacientes para manter uma estrutura tão cara e que exige tamanho zelo. Proporcionar uma rotatividade maior de pacientes nos consultórios prevê também desenvolvimento econômico e social para a classe de profissionais empreendedores.

A iniciativa privada detém vantagens de gestão que permitem agilidade, eficiência e excelente qualidade a custos mais competitivos que muitas vezes não são capturadas no setor público em razão do peso da máquina e da burocracia.

E o que mudaria para o Sistema Único de Saúde (SUS)? Para entender este cenário, o primeiro passo seria avaliar o gasto feito pelo SUS com o atendimento odontológico.

Para se ter uma ideia, o custo médio de um plano odontológico fica em torno de R$ 19,76 ao mês. Quando contratado para um número grande de beneficiários este custo cai drasticamente. Se analisarmos que dentro deste valor estão inclusos a maior parte dos procedimentos, o Estado estaria atuando também não apenas no tratamento bucal, mas principalmente na prevenção e educação da saúde da boca dos brasileiros. Precisamos discutir melhor os caminhos que poderão desonerar o sistema e, ao mesmo tempo, beneficiar milhões de brasileiros para que um dia possamos conseguir também o título de maior número de cidadãos com uma boa saúde bucal. Desta forma a combinação do setor público e privado pode fornecer às respostas adequadas para a solução da saúde bucal em nosso país.

Publicidade

*Roberto Cury, presidente do Sinog, entidade que representa os planos odontológicos em atuação no país

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.