Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

O depoimento de Tarso Genro na ação contra Lula

Ex-ministro da Justiça (2007/2010) do petista foi arrolado como testemunha do ex-presidente no processo sobre o triplex no Guarujá; confira

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 

 

COM A PALAVRA, A DEFESA DE LULA:

PUBLICIDADE

"Foi enfático o depoimento do ex-ministro Tarso Genro na defesa do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de sua experiência nas Pastas da Educação, Relações Institucionais e Justiça, entre outros cargos que ocupou no governo petista. Tarso Genro depôs hoje (16/02) na 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba na ação do chamado triplex.

O ex- ministro declarou que - "por "honra" - Lula jamais participaria de esquema de arrecadação de propina. Afirmou que jamais teve conhecimento de qualquer ato ilegal praticado pelo ex-Presidente com o objetivo de financiar o Partido dos Trabalhadores, partidos aliados ou, ainda, para se beneficiar pessoalmente. Ele disse fundamentar suas avaliações na convivência de governo com Lula e nas orientações que recebeu do então presidente.

Tarso Genro declarou que o governo Lula estruturou a maioria parlamentar sobre uma base programática e no âmbito de um Conselho Político, institucionalizando as relações, uma experiência que reconhece como única, antecedida por algo semelhante que foi a aliança democrática de Tancredo Neves. Ele negou a tese do caixa geral de propina. Reconhece que, em uma democracia, o processo político de ocupação de cargos no governo se dá no âmbito da relação Executivo/partidos, mas as indicações não são da alçada da Presidência da República e sim dos ministérios das áreas em questão, cujo titular coteja a avaliação técnica do indicado com os representantes dos partidos da coalizão.

Outro diferencial do governo Lula, citado por Tarso Genro, foi a estruturação de um aparato para agilizar, dar independência, eficiência e maior transparência ao combate à corrupção. No governo Lula houve a efetiva criação da Controladoria Geral da União (CGU), implantação de sistemas de compliance, melhoria dos salários e das condições de trabalho da Polícia Federal, incremento na capacidade tecnológica do órgão, que passou a contar com equipamentos mais modernos. A implantação de laboratórios de combate à lavagem de dinheiro, hoje usados pelo Ministério Público, datam da era Lula, esclareceu Genro.

Publicidade

Esse depoimento se soma aos mais de 40 já colhidos na ação, que demonstram, sem exceção, a inocência de Lula e o caráter fantasioso da denúncia ofertada pelo Ministério Público Federal contra o ex-Presidente. "

Cristiano Zanin Martins

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.