PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

O berço do egoísmo no Direito

Por Bruno Pedro Bom
Atualização:
Bruno Pedro Bom. FOTO: DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

A sociedade evolui, assim como o Direito, mas as instituições jurídicas que regem a profissão não foram adaptativas o suficiente para construir um cérebro civilizado como se deveria ser.

PUBLICIDADE

A natureza fundamental do homo sapiens remonta aos seus antepassados, a luta diária contra a barbárie que caracteriza a civilização na busca da sobrevivência. O advogado é ser que vive com outros, dos outros e principalmente, para os outros.

O Direito do século XXI é repleto de recursos técnicos e sociais nunca vivenciados, advindos de novas tecnologias. Precisamente por tantos caminhos, pouco se reflete sobre o maior desafio na profissão: o olhar aos seus profissionais.

O excesso de leis e principalmente, a legislação antiquada e não compatível com o exercício da advocacia no cenário vigente, em especial a que norteia a profissão, O Código de Ética e Disciplina da OAB, como o Provimento 205/2021, embora realize certos movimentos, não é compatível com a agressividade empresarial brasileira e impossibilita a classe de exercer com toda a plenitude sua função social, muitas vezes sendo impeditivo de sobrevivência na profissão e do acesso à justiça.

O excesso de restrições limita os operadores do Direito no seu desenvolvimento e na construção de relevância no novo e digital cenário, restringindo a competitividade dos advogados em comparação a outros profissionais prestadores de serviços. Segundo os textos budistas: Devido ao seu egoísmo, o homem faz da sua vida um verdadeiro naufrágio."

Publicidade

Muitas religiões condenam e versam sobre o egoísmo, no Cristianismo, o egoísmo foi protagonizado por Lúcifer (IS 14) Adão e Eva (Genesis). Um estudo da história revelará a desumanidade do homem para com seu próximo causada pelo egoísmo. O egoísmo é a causa básica de toda miséria desde o início até os tempos de hoje.

A palavra egoísmo é derivada do latim, "ego", que significa "eu", mais o sufixo "ismo", que é utilizado para formar o nome que corresponde a uma doutrina, uma ideologia, uma teoria, uma corrente de pensamento.

E assim temos as palavras egoísmo, que designa aquele que tem o "eu" como ideologia, aquele que concentra sobre si seus próprios pensamentos e interesses.

O egoísta é um indivíduo que tende a olhar somente na direção de suas opiniões e de suas necessidades e, ao mesmo tempo, tem a tendência em desprezar as necessidades dos outros. O egoísta é um exclusivista por natureza.

Existem algumas características marcantes em pessoas com personalidade egoístas. São pessoas que só agem por interesses próprios. Nunca olham para o outro, somente para suas vantagens. De igual forma, têm extrema dificuldade em enxergar e ajudar o próximo. Muito comumente, são pessoas dissimuladas, pois procuram esconder suas falhas. Frequentemente, se passam por pessoas generosas e por meio de pseudodiscursos virtuosos, deslocam para terceiros a sua intenção.

Publicidade

Há uma palavra que se pode considerar contrária ao termo egoísmo, e foi criada por Augusto Comte, em 1830, que é a palavra altruísmo.

PUBLICIDADE

A palavra altruísmo é derivada do latim "alter", traduzida para o francês como "autre", que significa outro. Ao contrário do egoísta, o altruísta é aquele que tem uma disposição para se interessar pelo outro; aquele que tem um sentimento de cuidado instintivo ou refletido pelo outro.

Em filosofia, altruísmo é a doutrina que considera o devotamento ao outro como a regra ideal da moralidade.

A pessoa altruísta deseja que o outro seja realizado e tudo faz para que esse desejo se realize, sem esperar nada em troca. A pessoa egoísta nada faz com desinteresse, está sempre buscando alguma satisfação de blindar suas próprias vantagens.

A prática do altruísmo na advocacia pode ser feita através de atitudes simples e podem fazer uma enorme diferença na vida das pessoas. A advocacia pro bono exercida por advogados, é uma ferramenta importante e necessária para ampliar o acesso à Justiça. O exercício de práticas sociais como Institutos e iniciativas ESG são também uma forma de ajudar e desenvolver pessoas e comunidades menos favorecidas, inclusive grandes bancas brasileiras já se conscientizaram da importância destas iniciativas.

Publicidade

Quem melhor descreveu o egoísmo foi o escritor e poeta irlandês Oscar Wilde: "egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos". Reconheço que a OAB não é estática, mas é fundamental o exercício do altruísmo nestes novos tempos para reconhecer e formatar condutas passíveis para o pleno exercício da advocacia a fim evitar o inexorável deslinde do egoísmo: a famigerada miséria no Direito.

*Bruno Pedro Bom, advogado e publicitário, fundador da BBDE Marketing Jurídico, diretor de Marketing do IBDP. Autor da obra Marketing Jurídico na Prática, publicado pela editora Revista dos Tribunais

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.