PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

O alvo do arco de Janot

Na arguição de suspeição do procurador-geral da República, defesa do presidente alega que 'perseverança de Rodrigo Janot está sangrando não o presidente, mas a tranquilidade do país'

Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Julia Affonso
Por Ricardo Brandt , Luiz Vassallo e Julia Affonso
Atualização:

Rodrigo Janot. Foto: Dida Sampaio/Estadão

No pedido de suspeição - e impedimento - do procurador-geral da República, a defesa de Michel Temer afirma que a 'perseverança (de Rodrigo Janot) está sangrando não o presidente, mas a tranquilidade e o desenvolvimento do país'.

+ Temer pede suspeição de Janot

+ O alvo do arco de Janot

+ Janot tem 'obsessiva conduta' e 'motivação pessoal', diz defesa de Temer

PUBLICIDADE

Publicidade

Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, o experiente criminalista que defende e aconselha Temer, atacou em oito capítulos a conduta de Janot, que denunciou o presidente por corrupção passiva no caso JBS.

Um capítulo, o primeiro da série, é sobre as 'flechadas' de Janot. Recentemente, o procurador declarou que 'enquanto houver bambu, lá vai flecha', ao responder uma indagação sobre o que vai fazer até o término do seu mandato, em setembro.

A primeira denúncia de Janot contra Temer foi barrada na Câmara. O procurador estaria prestes a apresentar uma nova acusação, desta vez por obstrução de Justiça ou organização criminosa.

"Agora, mesmo na falta de bambu, o procurador-geral pretende atingir o presidente da República valendo-se de uma intitulada 'readequação' (?!) para incluí-lo no bojo de um Inquérito Policial já em curso, mesmo sem fatos específicos a autorizar a adição", sustenta a defesa do presidente.

OUTRAS DO BLOG: + Delegado da PF diz que 'não é competência da Justiça Federal' investigar e-mail à filha de Bendine

Publicidade

Pedro Corrêa relata ligação de Lula a diretor da Petrobrás por propinas ao PP

CGU e PF investigam desvios de R$ 177 mi na saúde de Alagoas

Cabral pegou propina de R$ 144 mi do setor de transportes, acusa Procuradoria

"Em verdade, retirada a ornamentação retórica, excluído o eufemismo, a tal da 'readequação' nada mais é do que uma insistente tentativa em investigar e, para usar a expressão cara ao próprio procurador-geral, flechar o requerente", segue Mariz.

"Fazendo ressuscitar o Direito Penal do Autor, o procurador-geral não se ocupa da investigação de acontecimentos delimitados: O alvo do seu arco é a pessoa do presidente da República, não importam os fatos."

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.