PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Novo chefe da PF, Maiurino escala sua equipe de confiança e define nova cúpula da corporação

Paulo Maiurino, diretor-geral da Polícia Federal, escolhe grupo de delegados experientes para funções estratégicas, entre eles o policial que dirigiu o famoso inquérito do Mensalão

Foto do author Pepita Ortega
Foto do author Fausto Macedo
Por Pepita Ortega e Fausto Macedo
Atualização:

O diretor-geral da Polícia Federal Paulo Maiurino. Foto: Diretoria Regional ADPF/São Paulo

O novo diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, já definiu quem serão os integrantes da cúpula da corporação durante sua gestão. A equipe é formada por delegados e perito com larga experiência na corporação. O convidado para posto número 2 da PF, de diretor-executivo, foi o delegado Cairo Duarte, atual superintendente em Minas Gerais.

Já a Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado, que cuida de inquéritos que tramitam nas cortes superiores, será comandada por Luís Flávio Zampronha. O delegado liderou as investigações do Mensalão - maior escândalo do governo Lula antes da Lava Jato - e também atuou de forma discreta na Spoofing, que mirou hackers de autoridades como o ex-ministro Sérgio Moro.

Delegado Luís Flávio Zampronha. FOTO: LÚCIO BERNARDO JR./CÂMARA DOS DEPUTADOS Foto: Estadão

PUBLICIDADE

A Diretoria de Inteligência ficará sob a responsabilidade do delegado Rodrigo Carneiro, que hoje atua na divisão de crimes fazendários da corporação.

O perito Nivaldo Poncio chefiará a Diretoria Técnico-Científica e o delegado Alessandro Moretti - que foi adjunto do novo ministro da Justiça, Anderson Torres, à época em que era secretário de Segurança no Distrito Federal - comandará a Diretoria de Tecnologia da Informação.

Publicidade

Sede da Polícia Federal em Brasília. FOTO: MARCELO CAMARGO/AG. BRASIL Foto: Estadão

Oswaldo Gomide foi indicado para a Diretoria de Gestão de Pessoal e Marcelo Andrade será o chefe de gabinete de Maiurino. Na Corregedoria da PF, permanece João Vianey Xavier, que chegou ao cargo em junho de 2020 e tem mandato fixo por três anos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.