PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Nova operação da PF na JBS inclui buscas e conduções coercitivas

Missão da Polícia Federal na sede do grupo é acompanhada por equipes da Comissão de Valores Mobiliários e mira ganhos milionários do grupo no mercado de dólares e ações

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Fabio Serapião , Julia Affonso , Fausto Macedo e de Brasília
Atualização:

JBS. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

A Operação Tendão de Aquiles, nova ofensiva da Polícia Federal, contra o grupo JBS inclui conduções coercitivas de investigados. Três equipes de policiais federais, cada uma integrada por dois técnicos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), estão na sede do conglomerado em São Paulo desde as 10 horas desta sexta-feira, 9.

Os policiais e a CVM fazem buscas e apreensões, autorizadas pela Justiça Federal.

PUBLICIDADE

+ CVM abre novos inquéritos contra JBS e processos já chegam a dez

+ Justiça bloqueia R$ 800 milhões de Joesley

A investigação mira especificamente lucros milionários que o grupo teria obtido a partir de informações privilegiadas usadas por seus executivos que fizeram delação premiada na Procuradoria-Geral da República. Quando os termos das delações dos irmãos Joesley e Wesley Batista estavam na iminência de serem conhecidos, o grupo teria realizado importantes negociações no mercado de dólares e de ações.

Publicidade

Há uma semana, acolhendo uma ação popular, a Justiça Federal em São Paulo decretou liminarmente o bloqueio de R$ 800 milhões de Joesley, que está morando com a família em Nova York.

COM A PALAVRA, A J&F

Em relação à operação realizada na sede da J&F e da JBS hoje (09.06), as empresas informam que foram entregues os materiais e documentos solicitados. A Companhia segue colaborando e está à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos necessários.

Sobre a compra e venda de moedas, ações e títulos, esta é a nota divulgada anteriomente pela companhia:

Todas as operações de compra e venda de moedas, ações e títulos realizadas pela J&F, suas subsidiárias e seus controladores seguem as leis que regulamentam tais transações. Em relação às operações de câmbio, a JBS esclarece que gerencia de forma minuciosa e diária a sua exposição cambial e de commodities. A empresa tem como política a utilização de instrumentos de proteção financeira visando, exclusivamente, minimizar os seus riscos cambiais.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.