No Iaido – e na vida – o aperfeiçoamento só depende de você

No Iaido – e na vida – o aperfeiçoamento só depende de você

Henrique Yuji Teixeira Yamauchi*

30 de maio de 2021 | 04h00

Henrique Yuji Teixeira Yamauchi. FOTO: DIVULGAÇÃO

O Iaido é uma arte marcial solitária.

Você treina, aprende, internaliza o conhecimento e desempenha a arte sozinho. É uma arte introspectiva, que te coloca em contato com o que é mais intrínseco a você. No fim das contas, você é seu próprio limite e quem define como e onde quer chegar.

Você pode decidir ser alguém competitivo no Iai. Pode querer ser um profundo conhecedor da técnica. Ter mais interesse na história, ou simplesmente ser um praticante ocasional da arte. Claro que se a sua opção for essa última, você possivelmente terá lacunas técnicas ou físicas, mas essa será uma escolha sua. Não tem equipe, técnico ou companheiro de time que vai te cobrar de nada.

Os campeonatos e os exames são os únicos momentos em que o Iai deixa de ser essa arte individual e se mostra para o outro. E é aí que todas as suas limitações, a falta de treino, a falta de técnica, ficam descobertas. Será que não daria para refletir antes, naquele momento mais introspectivo, o que faltava para alcançar seu objetivo? Será que o problema motor não seria uma falta de exercícios físicos, de fortalecimento muscular? Que a falta de precisão não era falta de treino?

Dá para traçar um paralelo entre a prática do Iaido e o momento que vivemos hoje, em que restrições de circulação nos obrigaram a conviver mais conosco. Fomos forçados a olhar mais para dentro e perceber quem somos, quais são nossas limitações e como superá-las. O dito popular já afirma que mar calmo nunca fez bom marinheiro, e são justamente os momentos mais tristes e adversos que nos fazem voltar para nós mesmos e avaliar quais são nossos rumos, o que está nos impedindo de chegar lá e no que precisamos nos aperfeiçoar para conquistar nossos objetivos.

Na vida e no Iaido, o conhecimento sobre nós mesmos abre os nossos caminhos para sermos cada vez melhores. Em nenhum dos dois você terá alguém “no seu pé”, te dizendo o que fazer, ou quando fazer. Seu aperfeiçoamento depende de você, é focado em você e, claro, você será o principal beneficiário dos resultados que obtiver. Por que, então, não começar a praticar agora?

Nota do autor: O Iaido é uma arte marcial japonesa centenária baseada no manejo da espada samurai.

*Henrique Yuji Teixeira Yamauchi é 3º Dan de Iaido, atual campeão Brasileiro e integrante da Seleção Brasileira da modalidade

Tudo o que sabemos sobre:

Artigo

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.