Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Moro não vê procuradores suspeitos por entrevista concorrida e frustra defesa de Lula

Juiz federal negou pedido dos advogados de petista que investiram contra a força-tarefa por divulgação com power point da acusação formal da Lava Jato no dia 14 de setembro

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Mateus Coutinho , Julia Affonso e Fausto Macedo
Atualização:

Deltan Dellagnol. Foto: Geraldo Bubniak/EFE

O juiz Sérgio Moro negou nesta terça-feira, 6, o pedido da defesa de Lula e de sua mulher Marisa Letícia para que os procuradores da força-tarefa da Lava Jato fossem declarados suspeitos para investigar o ex-presidente por causa de uma concorrida entrevista coletiva com uso de power point realizada no dia 14 de setembro na qual divulgaram a denúncia formal contra o petista, a quem atribuem os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Na ocasião, o procurador da República Deltan Dallagnol atribuiu ao ex-presidente o papel de 'comandante máximo' do esquema de corrupção instalado na Petrobrás entre 2004 e 2014.

PUBLICIDADE

Documento

O DESPACHO DE MORO

A DENÚNCIA DA LAVA JATO CONTRA LULA

No dia 20 de setembro, o juiz da Lava Jato aceitou a denúncia e transformou o ex-presidente e sua mulher em réus acusados de terem se beneficiado do esquema de corrupção na Petrobrás. A denúncia afirma que o petista recebeu R$ 3,7 milhões em propinas por meio de obras da OAS no triplex no Guarujá atribuído a Lula pela Lava Jato e pela locação de um galpão para guardar os presentes que o petista recebeu quando estava na Presidência.

Publicidade

Na decisão desta terça, o juiz aponta que a defesa de Lula não traz 'qualquer fato objetivo que se enquadre nas hipóteses de impedimento', e discorre sobre o papel do Ministério Público Federal como parte no processo e os limites da atuação dos procuradores.

O magistrado assinala que o uso de adjetivos para o ex-presidente faz parte da argumentação do Ministério Público Federal e que 'não se vislumbra, com facilidade, neles um tom desrespeitoso'. "Certamente, a imputação de crime a outrem nunca é totalmente respeitosa, já que contém afirmações incriminadoras contra o acusado, mas isso não é causa de suspeição ou impedimento", aponta Moro.

Ele assinala que 'se a aludida entrevista pode ser eventualmente criticada pela forma e linguagem utilizada, isso não é causa de impedimento ou suspeição'.

O magistrado também aponta em sua decisão que a apresentação dos membros da força-tarefa 'tem lá a sua justificativa'. "Aparentemente, pretendeu o Ministério Público Federal informar à sociedade a propositura da ação penal e explicitar seus motivos, como espécie de prestação de contas, o que considerando a notoriedade do denunciado tem lá a sua justificativa", segue Moro.

De acordo com o juiz, o Ministério Público Federal é parte e 'dele não se espera propriamente imparcialidade'. Ainda assim, aponta o juiz, o órgão tem, por objetivo, 'promover não interesse próprio, mas o interesse da sociedade em Juízo' e, por isso, pode ser considerado uma parte sui generis. Em outras palavaras, o juiz destaca que os procuradores não podem atuar para promover algum interesse pessoal 'por rancor ou favorecimento'.

Publicidade

PUBLICIDADE

Diante disso, o juiz analisa a argumentação da defesa do petista, e a classifica como 'simplória'. "A argumentação apresentada pela defesa é simplória e poderia ser assim resumida, como o acusado Luiz Inácio Lula da Silva é inocente, todos os que agem contra ele, no caso os Procuradores da República que apresentaram a denúncia, são seus inimigos e só podem estar agindo com intuito político partidário ou político-ideológico", assinala Moro.

Ainda em relação aos adjetivos da força-tarefa da Lava Jato para se referir ao ex-presidente, o juiz sustenta que as alegações dos advogados nos documentos encaminhados a ele são 'usualmente bem mais desrespeitosas com a acusação do que o contrário

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.