PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Moro manda PF investigar youtuber por ameaça a Bolsonaro

Ministro da Justiça e Segurança Pública sugere enquadramento do youtuber Vina Guerreiro na Lei de Segurança Nacional, por 'ele tem que ser assassinado'

Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Fausto Macedo
Por Luiz Vassallo , Pedro Prata e Fausto Macedo
Atualização:

 

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, mandou a Polícia Federal investigar ameaças ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), que teriam sido feitas por um youtuber.

Documento

OFÍCIO

"Não tem mais condição de aceitar um b... como Bolsonaro no poder. Ele tem que ser assassinado, ele e a família", afirmou, em vídeo, o jornalista Vina Guerreiro.

PUBLICIDADE

Em ofício ao diretor-geral da Polícia Federal Maurício Valeixo, o ministro afirma que, 'diante da gravidade dos fatos narrados', requisita à PF a abertura de inquérito 'e adoção de providências imediatas com vistas à apuração do caso'.

Para o crime contra a honra, a requisição se faz com base no art. 145, parágrafo único, do CP, para o crime de incitação, a ação penal é pública incondicionada", anota Moro.

Publicidade

"Sugere-se ainda ao Senhor Presidente que encaminhe ao subscritor representação para o crime de ameaça do art. 147 do CP, já que a lei estabelece esta condição de procedibilidade, sendo que então providenciaremos o encaminhamento dela à Polícia Federal", diz o ministro.

Possibilidade de enquadramento na Lei de Segurança Nacional

Moro ainda pede que seja avaliado 'se as condutas não se enquadram em crimes mais graves, como nos previstos na Lei nº 7.170/1983' - Lei de Segurança Nacional.

COM A PALAVRA, VINÍCIUS GUERREIRO

A reportagem busca contato com o jornalista. O espaço está aberto para manifestação (luiz.vassallo@estadao.com).

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.