Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Ministro reage a delegados e afirma que PF não vai enfraquecer

Em resposta às críticas de entidade de classe, José Eduardo Cardozo, por meio da Secretaria-Executiva da Pasta, diz que entre 2011 e 2015 corporação cresceu mais de 25%

PUBLICIDADE

Por fAUSTO mACEDO E JULIA AFFONSO
Atualização:

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Foto: Fábio Motta/Estadão

O Ministério da Justiça refutou com veemência denúncias dos delegados de Polícia Federal - por meio de sua entidade de classe -, de que o governo está levando a corporação ao sucateamento. Em ofício encaminhado à Associação Nacional dos Delegados da PF nesta quarta-feira, 30, o secretário-executivo do Ministério da Justiça Marivaldo Pereira afirma que 'não há qualquer paralisação de projetos ou atividades estratégicas na PF'. O documento é uma resposta à carta da entidade dos delegados ao ministro José Eduardo Cardozo por meio da qual ELES revelam irritação com o corte de R$ 133 milhões que o Congresso promoveu no orçamento da PF para 2016. Os delegados cobraram reação de Cardozo e exigiram 'menos discursos'.

PUBLICIDADE

"Ao contrário do que a entidade alegou em ofício dirigido ao ministro de Estado José Eduardo Cardozo, os dados demonstram que nos últimos anos ocorreu o fortalecimento da Polícia Federal", diz a petição subscrita pelo secretário-executivo do Ministério. "Desde 2003, o orçamento total da instituição, considerando valores atualizados, aumentou em mais de 43%. De 2011 a 2015, o valor total empenhado para gastos com a Polícia Federal cresceu mais de 25%. Desconsiderando o gasto com pessoal, esse crescimento foi de mais de 32%. E, no próximo ano, o Orçamento da instituição será maior do que o de 2015."

O Ministério da Justiça classificou, em nota, de 'equívocos injustos e absurdos' as informações divulgadas pela direção da Associação Nacional de Delegados de Polícia Federal (ADPF) - a carta da entidade foi subscrita por seu presidente, Carlos Eduardo Sobral e por mais 36 delegados da PF. Segundo a assessoria de José Eduardo Cardozo, 'em 2015, ano de forte restrição orçamentária, a Polícia Federal manteve um orçamento praticamente idêntico àquele executado em 2014'.

Marivaldo Pereira assinala que para garantir a estabilidade orçamentária da PF como meta prioritária do Ministério da Justiça 'foi necessário impor cortes significativos em outras áreas e até mesmo uma redução substancial dos gastos de gestão'.

Publicidade

O Ministério da Justiça assinala, ainda, 'os avanços legais obtidos para melhoria das investigações'. Na resposta aos delegados, por meio de sua assessoria, Cardozo cita a aprovação das leis de Combate às Organizações Criminosas e de Combate à Lavagem de Dinheiro. O ministro também destaca as leis que disciplinam a investigação pelo delegado de Polícia e a que facilita a extradição de criminosos internacionais.

A nota divulgada nesta quarta, 30, diz, ainda. "Embora lamente a recusa da Associação dos Delegados de Polícia Federal em dialogar e o fato de que alguns possam enveredar por embates políticos intermináveis e absolutamente improdutivos, o Ministério da Justiça reafirma a crença no diálogo como melhor caminho para superar desafios e dar continuidade ao intenso processo de fortalecimento que a Polícia Federal tem vivenciado nos últimos anos."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.