Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Ministro põe em regime aberto ex-diretor do Rural condenado no mensalão

José Roberto Salgado, que pegou 14 anos e 5 meses de reclusão por gestão fraudulenta, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, ganhou benefício por 'bom comportamento carcerário e pagamento da pena de multa'

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Por Fausto Macedo e Mateus Coutinho
Atualização:

Ministro Luís Barroso Foto: Estadão

O ministro Luís Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou progressão para o regime aberto ao executivo José Roberto Salgado, ex-diretor do Banco Rural condenado na Ação Penal 470 - Mensalão.

PUBLICIDADE

Na decisão, dada na Execução Penal 9, o ministro considerou preenchidos os requisitos previstos no artigo 112 da Lei de Execução Penal para a concessão do benefício.

Salgado foi condenado a 14 anos e 5 meses de reclusão, além de pagamento de multa, pela prática dos crimes de gestão fraudulenta de instituição financeira, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Em julho de 2015, o Supremo deferiu o pedido de progressão para o regime semiaberto. Agora, o Ministério Público Federal, em manifestação nos autos, entendeu comprovado o cumprimento do tempo necessário à progressão para o aberto, o bom comportamento carcerário do condenado e o pagamento da pena de multa.

"Acolho o parecer do Ministério Público Federal e defiro ao condenado José Roberto Salgado a progressão para o regime aberto, observadas as condições a serem impostas pelo juízo delegatário desta execução penal [juízo da Vara de Execuções Penais de Santa Luiza/MG]", decidiu o ministro.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.