PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Ministro do TSE nega pedido do partido de Bolsonaro para multar Lula por evento com Daniela Mercury

Decisão diz que não houve propaganda antecipada do petista em evento organizado por centrais sindicais no Dia do Trabalho em São Paulo

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Daniela Mercury segura bandeira com rosto de Lula estampado em show no 1º de Maio em SP. Foto: Reprodução/YouTube

O ministro Raul Araújo, do  Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concluiu que não houve propaganda antecipada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no ato organizado por centrais sindicais no Dia do Trabalho em São Paulo. A cantora Daniela Mercury se apresentou no evento com uma bandeira estampada com o rosto de Lula e pediu votos para o petista.

PUBLICIDADE

Em sua decisão, o ministro disse que o ex-presidente não foi o responsável pela organização do evento e que o ato não teve "finalidade eleitoral voltada à obtenção de votos".

Araújo também considerou que as declarações de Daniela Mercury foram "manifestações espontâneas de apoio da cantora" e estão "agasalhadas pela livre manifestação do pensamento". Na ocasião, a cantora disse que "quem não votar pra Lula vai estar votando contra os trabalhadores, contra os artistas, contra o País, contra a Amazônia, contra tudo que a gente acredita e vem construindo democraticamente".

A decisão confirma a manifestação da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), que pediu a extinção do ação.

A representação contra Lula foi feita pelo Partido Liberal (PL), legenda pela qual o presidente Jair Bolsonaro vai disputar a reeleição. A sigla pediu que o ex-presidente fosse multado e que o vídeo do evento fosse excluído das redes sociais. O movimento faz parte de uma ofensiva do partido contra a campanha petista junto à Justiça Eleitoral.

Publicidade

O ato questionado ocorreu no dia 1º de maio, na Praça Charles Miller, no Pacaembu, em São Paulo, em comemoração ao Dia do Trabalho. O evento contou com várias apresentações artísticas custeadas em parte por emendas destinadas por vereadores. O uso de verba pública gerou polêmica e levou Daniela a desistir do cachê.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.