Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Ministro do TCU defende candidatura de Lula

José Múcio Monteiro, indicado pelo ex-presidente em 2009 para compor a Corte de contas, considera o nome do petista 'primordial para o bem da democracia'

PUBLICIDADE

Por Anderson Bandeira
Atualização:

Lula e Jose Múcio. foto:CELSO JUNIOR/AE Foto: Celso Junior/Estadão

O vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, defendeu, nesta quinta-feira, 11, a candidatura do ex-presidente Lula à presidência da República. Indicado pelo líder petista em 2009 para compor a Corte, José Múcio considerou o nome do petista primordial para o bem da democracia e para o cenário político nacional.

PUBLICIDADE

"Temo que ele seja impedido sem que haja prova inconteste, quem ganhar vai ter muita dificuldade de governar se isso acontecer", disse em entrevista a uma rádio pernambucana.

Durante programa radiofônico, o ministro também defendeu a necessidade das reformas e chamou de "demagogo" candidato ao Planalto que se mostra contrário as medidas. "A Previdência tem que se mexer. O modelo do que podemos ser é o Rio de Janeiro, a reforma é feito remédio ruim, tem que tomar se não vai morrer. Hoje, a Previdência arrecada menos do que paga", comentou.

Relator das contas da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) que apontou irregularidades como as pedalas fiscais e posteriormente levou ao impeachment da petista, Múcio afirmou que Dilma poderia ter evitado a derrocada.

Para ele, se ela tivesse admitido os erros fiscais e tivesse tomado as recomendações determinadas pelo TCU não teria sofrido o impeachment. "Se fosse Lula, teria contornado a situação e até subido nas pesquisas", comparou.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.