Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Mercosul 2.0

PUBLICIDADE

Por Gabriel Kuznietz
Atualização:
Gabriel Kuznietz. FOTO: DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

A próxima reunião entre os presidentes do Brasil e da Argentina coincidirá com quase três décadas da criação do Mercosul. Por isso, sugiro uma reflexão.

PUBLICIDADE

Lembremos que o Mercosul foi e é uma experiência de integração regional exitosa para os padrões dos países em desenvolvimento. Seja por incentivar a consolidação de um ambiente de paz e democracia na região; seja pela contribuição para aprofundar o impacto da liberalização comercial mais estreita e fluída entre os países da região - especialmente entre Argentina e Brasil. Além disso, o bloco ajudou os países membros a terem uma visibilidade e um papel internacional mais ativo do que teria sido possível isoladamente.

De qualquer maneira, nada justifica que o nosso Mercosul continue a comportar-se com um adolescente rebelde, pois já está na hora de passar a assumir as responsabilidades de uma integração adulta, depois de seus quase 30 anos de existência.

A experiência acumulada pela Argentina e Brasil dentro do Mercosul desde a sua criação pode ser apreciada em pelo menos três grandes espectros.

O primeiro é a política, representada pelas relações estabelecidas entre os países em todos os planos. Tratam-se de vínculos dominados pela lógica da integração e, fora algumas exceções das tensões ocasionais e os naturais conflitos comerciais, consolidou-se a ideia de um espaço comum ou zona de paz, com uma sólida estabilidade democrática.

Publicidade

O segundo espectro seria o intercâmbio comercial, que tem uma relação umbilical com os fluxos de comércio de bens entre os associados. Neste plano têm-se observado que os conflitos dentro do Mercosul influenciam a opinião pública, que recebe mensagens contraditórias entre uma aliança cheia de virtudes e suas eventuais disputas.

Por último, a terceira perspectiva é a do investimento produtivo. Precisamos visualizar o Mercosul como um instrumento de transformação produtiva e incorporação de progresso técnico e geração de emprego qualificado em escala global e não apenas regional.

No mundo globalizado de hoje, ficam três perguntas aos países membros: Brasil e Argentina, maiores sócios do Mercosul, estariam dispostos a acatar disciplinas coletivas que restrinjam sua liberdade em matéria de desenvolvimento econômico, comércio exterior e investimento produtivo? Após a conclusão das negociações com a União Europeia, quais são as preferências econômica desses países? E como se garante o respeito à preferência econômica pactuada entre esses sócios?

Ambos os governos, independentemente da ideologia política, precisam entender que esta integração regional é maior que qualquer administração de turno e, por isso, devem continuar a construir um espaço de colaboração econômica e comercial mais amplo.

Os dois governos deverão atacar as deficiências metodológicas utilizadas neste processo de integração e produzir regras claras de jogo, que reflitam os interesses nacionais de todos os países membros.

Publicidade

Os conflitos recentes entre as duas principais economias da região evidenciam, mais uma vez, que o Mercosul não consegue digeri-los bem. Em outras oportunidades, eles geraram tensões de forte impacto social, desproporcionais à magnitude dos fluxos de comércio envolvidos. É sabido que estas diferenças rapidamente se diluem no tempo. Porém, o ponto desfavorável disto é que elas contribuem para uma erosão paulatina do bloco.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Para que este Mercosul sobreviva como um acordo comercial dinâmico é necessário que se recupere um sentido de direção e se encare uma agenda de ações imediatas que permitam superar o atual impasse e o estigma de ser uma mera lista de demandas nacionais reunidas.

Os nossos governantes precisam ter um "plano B" sustentável que incentive a consolidação de uma região sul-americana dominada pela lógica da integração, pela paz e pela estabilidade política com a legitimidade democrática em cada um dos países que a conformam. Com esta visão poderíamos romper com a tendência mundial de não-integração e de conflito comercial que está ressurgindo, como é o caso do Brexit e dos conflitos entre os Estados Unidos versus China.

Neste contexto, convém que este tipo de debate seja liderado politicamente de maneira firme e com criatividade técnica para que exista uma discussão serena e um diagnóstico preciso entre ambos os presidentes. Num próximo encontro, deveriam surgir ideias e ações pragmáticas para os próximos anos e eliminar afirmações feitas no calor do debate público, por exemplo, que o Mercosul fracassou.

Atualmente, todos temos consciência do sabor amargo que teria um fracasso deste processo, bem como o descrédito internacional e suas consequências no complicado cenário mundial. O que precisamos equacionar é simples de definir e difícil de pôr em prática. Certamente, todos percebem que ganham mais estando dentro do clube do que fora dele. Mas o problema no Mercosul é que, dadas as assimetrias de tamanho, competitividades relativas, situações macroeconômicas conjunturais e mudanças contínuas nas políticas internacionais, há recorrentemente aqueles que acreditam ser perdedores sistemáticos.

Publicidade

Embora a situação macroeconômica e as políticas ideológicas nacionais sejam um obstáculo para o progresso da união regional, é preciso recuperar a credibilidade do Mercosul com compromissos para o processo de integração. A sugestão é os governantes eliminarem as dúvidas sobre a eficácia dos acordos com definição de metas concretas e desenhos de política institucional que permitam avançar de forma eficaz, apontando para um propósito comum. Esta será a principal demonstração do compromisso político de cada um dos governos no processo de integração.

*Gabriel Kuznietz, sócio advogado da área de Fusões e Aquisições do Demarest

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.