Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Médica da UPA Rocinha pede rescisão do contrato de trabalho por medo de ataque com metralhadora

Justiça não aceitou solicitação da profissional, que alegou 'falta de segurança', mas concedeu demissão indireta porque organização social não recolhia FGTS

PUBLICIDADE

Por Stefano Wrobleski
Atualização:

Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na favela da Rocinha, em São Conrado, na zona sul do Rio. Foto: TASSO MARCELO/AGENCIA ESTADO/AE

Uma médica pediu na Justiça a rescisão indireta do seu contrato de trabalho com a Viva Rio, organização social que gere a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Rocinha, por falta de segurança aos trabalhadores.O argumento não foi aceito, mas a Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) acabou determinando a rescisão do contrato devido à falta de recolhimento do FGTS pela organização.

PUBLICIDADE

O processo teve início em 2014. Dentre o contexto de falta de segurança alegado pela médica, a profissional relata um tiroteio ocorrido em fevereiro daquele ano no qual a UPA 'foi completamente metralhada em função da troca de tiros entre bandidos e a polícia', de acordo com o que relatou na ação. Em defesa, a Viva Rio, nome fantasia para a Viva Comunidade, afirmou que o caso foi o único desde que a unidade hospitalar foi inaugurada, em 2010, e que não tinha como organizar estrutura para impedir o ocorrido. Portanto, não poderia ser responsabilizada e sofrer rescisão indireta do contrato.

OUTRAS DO BLOG'Não é homem', 'incompetente', 'despreparado'- Consumidor alega 'abalo moral' na Justiça ao descobrir que néctar de morango leva maçã + Justiça manda repatriar a esmeralda gigante de US$ 372 milhões+ Buffet é condenado por festa sem comida e sem garçons em que noiva desmaiou de stress+ Consumidora que mordeu pata de gato em linguiça será indenizada+ Giraffas condenada por gerente que chamou funcionária de macaca Chita

A rescisão indireta pode ser solicitada pelo empregado em casos específicos e garante a ele os mesmos benefícios de uma demissão sem justa causa feita pelo patrão, incluindo as verbas rescisórias e a indenização de 40% sobre o FGTS.

Publicidade

Além de pedir que a Viva Rio fizesse rescisão indireta da médica por falta de segurança na Rocinha, a funcionária argumentou que a falta de recolhimento do FGTS pela organização social também motivava a solicitação. O pedido foi negado em primeira e segunda instâncias, mas, quando chegou ao TST, a rescisão foi determinada porque a Oitava Turma seguiu, de forma unânime, o voto da ministra Maria Cristina Peduzzi, relatora da ação, que reconheceu a falta de pagamento do benefício.

COM A PALAVRA, VIVA COMUNIDADE

"O Viva Comunidade entrou com Embargos de Divergência em face da decisão do TST pois a todo tempo, em contestação, dispusemos não haver ausência de pagamento do FGTS, o que houve foram atrasos."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.