Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Marqueteiros do PT depõem na ação contra Dilma/Temer

A realização de novas audiências antes de dar continuidade à análise de mérito da ação foi decidida pelo Plenário do TSE, em julgamento no dia 4 de abril

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso , Fausto Macedo e Rafael Moraes Moura
Atualização:

O marqueteiro João Santana e Mônica Moura em Curitiba. Foto: REUTERS/Rodolfo Buhrer

O casal de marqueteiros de campanhas eleitorais do PT, João Santana e Mônica Moura, e o funcionário André Luis Reis Santana prestam depoimento a partir das 9h desta segunda-feira, 24, no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Todos são delatores na Operação Lava Jato e vão falar na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) 194358, que pede a cassação da chapa Dilma/Temer, reeleita em 2014.

PUBLICIDADE

Os depoentes informaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a impossibilidade de comparecimento à audiência anteriormente marcada para o dia 17 de abril. O casal tinha audiências anteriormente agendadas em Curitiba.

A realização de novas oitivas antes de dar continuidade à análise de mérito da ação foi decidida pelo Plenário do TSE, em julgamento ocorrido no dia 4 de abril.

A Corte tomou a decisão ao examinar duas questões de ordem na abertura do julgamento da chapa presidencial Dilma-Temer. Após as oitivas será dado prazo de cinco dias para as alegações finais das partes.

Caixa 2. No início de Abril, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou as delações premiadas do marqueteiro, de sua mulher e do funcionário do casal André Reis Santana.

Publicidade

Em 18 de abril, Monica Moura confessou caixa 2 ao juiz federal Sérgio Moro. Segundo a mulher de João Santana, 'era uma exigência dos partidos que tivesse sempre a maior parte em caixa 2'.

Monica Moura declarou que ela e João Santana trabalham juntos na Polis Propaganda, 'que é nossa agência', há 15 anos. "Nós somos casados, vivemos juntos há 18 anos."

"Todas as campanhas políticas que nós fizemos, todas da Polis e antes da Polis, quando eu era apenas uma funcionária de outras campanhas, de outros marqueteiros, sempre trabalhamos com caixa 2, com recursos não contabilizados, em todas as campanhas", afirmou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.