PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Mais do que uma prisão

A prisão de dois ex-presidentes em um período relativamente curto da história política brasileira representa mais do que o combate à corrupção. Visto que denúncias não são amparadas em situações unilaterais de desvio de dinheiro e conduta, estamos diante de acusações de esquemas de usurpação de recursos públicos e de conchavos com o setor privado que saltam aos olhos - principalmente quando se analisa friamente o poder maquiavélico dessas redes de interesse.

Por Roberto Gondo Macedo
Atualização:

Quando se observa o Ministério Público Federal (MPF) apontando Michel Temer, sentimos uma torpe sensação de letargia judicial e de impotência nessa relação de tempo x sociedade: há poucos meses ele nos representava institucionalmente nos maiores eventos diplomáticos do mundo e, hoje, torna-se acusado como sendo um dos chefes de uma organização que se amparava em uma conduta corrupta de aliciamento de recursos, agindo a pelo menos 40 anos.

PUBLICIDADE

A Lava Jato chegou a ser uma dúvida quanto à continuidade e evolução nos processos de investigação. Mas ao mesmo tempo que intriga, a operação mostra um rápido empoderamento dessa frente de combate ao sistema de corrupção, obviamente representado pela figura de Moro, ainda que gere uma sensação indigesta entre governo e justiça.

Mesmo assim, as medidas recentes podem promover tensões nos múltiplos atores políticos brasileiros, dos que não possuem foro privilegiado aos eleitos pelo povo legitimamente.

Independentemente da Lava Jato, o Brasil deve aproveitar essa ruptura cultural - de que nada se pune no país das bananas - e estimular o cumprimento de investigações e acusações independentemente do grupo político envolvido.

Com o passar do tempo, isso gera uma sensação de que realmente estamos em condições de acordar com um novo modelo de comportamento social, em que a corrupção não será extinta, mas que qualquer cidadão ao optar por esse meio de crescimento, terá punições reais e pertinentes ao delito.

Publicidade

*Roberto Gondo Macedo é professor e pesquisador no Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e coordenador do Observatório de Marketing Político e Governamental - OMPG Mack da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.