PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Maioria do TSE vota para arquivar mais 2 ações contra chapa de Bolsonaro

As ações foram movidas pela coligação do candidato derrotado Ciro Gomes e pelo PDT, que miram a contratação de empresas de tecnologia para disparo de mensagens em massa pelo WhatsApp

Por Rafael Moraes Moura/ BRASÍLIA
Atualização:

O ministro Luis Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foto: Gabriela Biló/ Estadão

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (9) arquivar mais duas ações que investigam supostas irregularidades cometidas pela vitoriosa campanha de Jair Bolsonaro à Presidência da República em 2018. As ações foram movidas pela coligação do candidato derrotado Ciro Gomes e pelo PDT, que miram a contratação de empresas de tecnologia para disparo de mensagens em massa pelo WhatsApp. Os ministros não identificaram provas robustas que confirmassem as acusações da oposição.

PUBLICIDADE

Em dezembro do ano passado, o Ministério Público Eleitoral apontou que as provas colhidas até agora não justificavam a cassação do presidente Jair Bolsonaro e do seu vice, Hamilton Mourão. Segundo o vice-procurador-geral eleitoral, Renato Brill de Góes, "inexistem elementos concretos de participação ou anuência" de Bolsonaro e Mourão em supostos atos abusivos que estão sob investigação do TSE.

Góes, no entanto, havia pedido a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Luciano Hang e das empresas que estão na mira do TSE no período crítico da última campanha presidencial - 1º de julho a 30 de novembro de 2018. Com o arquivamento das ações, o tribunal não deu novo fôlego às investigações.

"Ocorre que a cassação de um mandato requer a demonstração evidente do ilícito e de sua repercussão e/ou alcance, pois meras ilações não autorizam a mencionada sanção. Nesse sentido, o acervo probatório não permite aferir quantitativamente a influência das mensagens enviadas por WhatsApp sobre a vontade do eleitor", observou o relator das ações, ministro Luís Felipe Salomão.

"Não sendo possível constatar a prática de conduta grave o suficiente para turbar a legitimidade, a normalidade e a paridade de armas das eleições, fica afastada a ocorrência do abuso de poder - o que, por sua vez, conduz à rejeição dos pedidos de cassação do mandato e declaração de inelegibilidade", concluiu o ministro.

Publicidade

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, por sua vez, disse que o tribunal "não é um ator político".

"Aqui não se trava um terceiro turno das eleições. O nosso trabalho não se dá em função de preferências pessoais, mas à luz dos argumentos trazidos pelas partes", comentou.

Pendência.

Outros dois processos - movidos pela campanha de Fernando Haddad - aguardam uma decisão sobre o compartilhamento de provas com o inquérito sigiloso das fake news, que tramita no STF.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.