PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Maior tribunal do mundo abre suas portas para a sociedade

TJ de São Paulo dá posse ao Conselho Consultivo Interinstitucional

Por Lilian Venturini
Atualização:

Fausto Macedo

 

PUBLICIDADE

Em um capítulo sem precedentes na história do Judiciário, o Tribunal de Justiça de São Paulo, maior corte do mundo, abre as portas para a sociedade nesta segunda feira, 18.

Toma posse, a partir das 10 horas, o Conselho Consultivo Interinstitucional (CCI), que terá a missão de implantar a democracia participativa no universo da toga.

José Renato Nalini, presidente do TJ paulista - 360 desembargadores, 20 milhões de processos ­, idealizou o Conselho para funcionar como um "espaço institucional de comunicação com as organizações responsáveis pela movimentação judiciária".

São 22 cadeiras, das quais 11 reservadas para membros institucionais e 11 para representantes da sociedade civil. Magistrados e servidores eleitos internamente atuarão em conjunto com profissionais da advocacia, do Ministério Público, da Defensoria Pública e com agentes da sociedade civil organizada, tais como universidades, entidades setoriais e movimentos sociais.

Publicidade

O mandato dos conselheiros tem duração até 31 de dezembro de 2015. Eles não são remunerados.

A posse ocorrerá no salão nobre Ministro Manoel da Costa Manso, no Palácio da Justiça, Sé.

José Renato Nalini luta contra o anacronismo do poder. Ele é um crítico frequente do modelo secular que marca a rotina da toga. Não aceita a saída simples - e cara para o contribuinte - da criação de novos cargos e construção de mais fóruns. Defende a conciliação, para uma resposta rápida da Justiça.

Seu desafio, agora, é o Conselho.

"A composição do Conselho Consultivo Interinstitucional contemplou o que era possível em termos de operacionalidade", destaca Nalini. "Não significa que a sociedade esteja dispensada de continuar a contribuir com suas propostas e críticas, pois o Judiciário é de todos e ninguém está excluído da missão de torna-lo a cada dia melhor."

Publicidade

LEIA AMANHÃ "PARA QUE SERVE UM CONSELHO?", POR JOSÉ RENATO NALINI, PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.