PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Lula vai preso já? Lula pode se candidatar? Veja os cenários do ex-presidente condenado

Advogados, professores e constitucionalistas indicam cenários do petista que a Lava Jato condenou a 12 anos e um mês de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do triplex

Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Fausto Macedo
Por Luiz Vassallo e Fausto Macedo
Atualização:

REUTERS/Paulo Whitaker TPX IMAGES OF THE DAY Foto: Estadão

Condenado a 12 anos e um mês de prisão na Operação Lava Jato - processo do triplex do Guarujá -, Lula vive dias de agonia e incertezas, alvo de intensas polêmicas entre juristas, professores e advogados constitucionalistas e penalistas. Ele pode ser preso já? Pode se candidatar mesmo preso? São as indagações mais recorrentes que vêm das ruas. Nesta quinta-feira, 5, o Supremo Tribunal Federal, por 6 votos a 5, frustrou estratégia derradeira do petista, rejeitando pedido de habeas corpus preventivo que o manteria a salvo da prisão até o esgotamento de todos os recursos - que são muitos. A decisão da Corte máxima abre as portas da prisão da Lava Jato para o ex-presidente.

+ Novos embargos de Lula devem ser julgados em 30 dias, diz presidente do TRF-4+ 'Lula é candidato, vamos registrá-lo em 15 de agosto', diz Lindbergh+ Julgamento de Lula rende 708 mil menções no Twitter em 24 horas

O Estadão consultou advogados que atuam nos campos criminal, eleitoral e constitucional.

PUBLICIDADE

Veja os cenários que eles apontam para Lula

LULA PODE IR PARA A CADEIA JÁ?

Publicidade

Segundo João Paulo Martinelli, professor do curso de pós-graduação de Direito Penal do IDP-São Paulo, ao negar o habeas, o Supremo tem ainda que comunicar ao TRF-4 que aquela liminar que foi concedida antes da Semana Santa, que impedia a prisão de Lula, foi revogada e que, portanto, a pena já pode ser executada.

A advogada Fernanda de Almeida Carneiro, professora do IDP-São Paulo, da área de Direito Penal, considera que não há um prazo para o início do cumprimento da pena que a Lava Jato aplicou ao petista. "É preciso aguardar o exaurimento na segunda instância, ou seja, os julgamentos de eventuais embargos de declaração opostos", destaca.

+ Com prisão de Lula viraremos republiqueta de banana, diz Gleisi+ 'Comentários de militares brasileiros são intoleráveis', diz líder parlamentar europeu+ PT convoca vigília a favor de Lula e pressiona Cármen Lúcia

LULA TERÁ DE CUMPRIR A PENA DE 12 ANOS E UM MÊS EM REGIME FECHADO?

"Hoje, a condenação é de 12 anos e 1 mês. Como ex-presidente não cometeu crime hediondo, a partir de um sexto do cumprimento da pena já é possível a progressão de regime para o semiaberto. Mas também é uma incógnita saber o tempo que ele irá cumprir, pois existe a possibilidade de absolvição ou de redução da pena no STJ e no STF, posteriormente.", diz João Paulo Martinelli

Publicidade

+ Raquel diz que País 'tem sede de justiça'+ 'Supremo decide, a gente obedece', diz Fernando Henrique, sobre julgamento de HC de Lula+ Defesa de Lula diz que decisão do STF 'viola a dignidade da pessoa humana'

PUBLICIDADE

LULA ESTÁ BARRADO PELA FILHA LIMPA?

Fillipe Lambalot, advogado de Direito Constitucional e Eleitoral, membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP e sócio do escritório Leite, Tosto e Barros, considera que Lula permanece inelegível para o cargo de presidente da República ou qualquer outro cargo eletivo. "Se tivesse julgado hoje seu registro de candidatura, esse seria negado pelo Tribunal Superior Eleitoral", afirma.

No entanto, segundo o advogado, a aplicação do impedimento disposto na Lei Ficha Limpa não é automática e prescinde de julgamento pela Justiça Eleitoral. "Lula poderá se candidatar e participar dos atos de campanha até a decisão final quanto ao seu pedido de registro de candidatura, quando será apurada a sua elegibilidade."

Wilson Sales Belchior, sócio do Rocha, Marinho e Sales Advogados, diz que, mesmo inelegível, o ex-presidente pode solicitar o registro da candidatura até o dia 15 de agosto, ato formal que o autoriza a praticar todos os atos de campanha. "A suspensão da inelegibilidade, se obtida, vale até a decisão definitiva do registro de candidatura pelo TSE, com data final marcada para 17 de setembro", entende Belchior.

Publicidade

LULA PRESO PODE SER CANDIDATO?

De acordo com Lambalot, mesmo que inicie o cumprimento da pena, Lula poderá ser candidato. "O ordenamento jurídico permite que, ainda que preso, sem uma condenação definitiva, ou seja, sem o trânsito em julgado de sua condenação, o cidadão mantenha os direitos políticos, permitindo a candidatura."

LULA PODERÁ FAZER CAMPANHA PRESO?

Tony Chalita, sócio do Braga Nascimento e Zilio Advogados, destaca que o petista ainda não está com os direitos políticos suspensos, já que para isso é necessário o trânsito em julgado da sentença penal condenatória. "Ele pode continuar fazendo campanha até que exista de fato uma decisão definitiva do TSE, mesmo na cadeia", argumenta. "Entretanto, a campanha estaria naturalmente inviabilizada pelo potencial cumprimento da pena pelo ex-presidente.", pondera Wilson Sales Belchior, sócio do Rocha, Marinho e Sales Advogados.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.