PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Lula depõe a Moro na segunda, 14, como testemunha de amigo preso

Ex-presidente foi arrolado pela defesa de José Carlos Bumlai, acusado de empréstimo fraudulento de R$ 12 milhões junto ao Banco Schahin destinado ao PT; audiência será por vídeo conferência

Foto do author Julia Affonso
Por Julia Affonso , Mateus Coutinho , Ricardo Brandt e enviado especial a Curitiba
Atualização:

Documento

A INTIMAÇÃO

PUBLICIDADE

No dia 29 de fevereiro, o petista foi intimado na sede do Instituto Lula, em São Paulo. A intimação foi feita pela oficial de Justiça Patrícia Lopes Cançado. Lula vai depor em São Paulo, instalado em uma sala do prédio da Justiça Federal, na Alameda Ministro Rocha Azevedo, 25. As perguntas serão feitas por Moro, de Curitiba. Também poderão fazer questionamentos ao ex-presidente procuradores da República e advogados.

[veja_tambem]

Bumlai foi capturado no dia 24 de novembro. Ele é o protagonista do empréstimo supostamente fraudulento de R$ 12 milhões que tomou junto ao Banco Schahin, em outubro de 2014. O destinatário real do dinheiro foi o PT, na ocasião em dificuldades de caixa. O pecuarista foi denunciado por corrupção, lavagem de dinheiro e gestão financeira fraudulenta e arrolou o ex-presidente como sua testemunha.

Lula e Bumlai são amigos desde 2002. A partir do primeiro mandato do petista, Bumlai passou a frequentar o Palácio do Planalto.

Publicidade

Ao longo da Lava Jato, a Polícia Federal e a Procuradoria da República constataram que Bumlai teve participação na reforma do sítio Santa Bárbara, localizado em Atibaia (SP), que os investigadores supõem ser de propriedade de Lula - o que é negado pela defesa.

O próprio Lula é alvo da mais recente operação da PF, denominada Alethea. Na sexta-feira, 4, ele foi conduzido coercitivamente de sua residência em São Bernardo do Campo para depor em uma sala no Aeroporto de Congonhas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.