Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Lula e Bolsonaro podem ter 1º encontro na campanha em posse de Moraes no TSE

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Sede do Tribunal Superior Eleitoral. Foto: Tribunal Superior Eleitoral

O ministro Alexandre de Moraes toma posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sessão solene que será realizada na noite desta terça-feira, 16. A cerimônia, que também empossará o ministro Ricardo Lewandowski como vice-presidente da Corte, pode marcar o primeiro encontro entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) na campanha eleitoral de 2022.

PUBLICIDADE

O petista confirmou sua presença ao TSE nesta segunda-feira, 18. Bolsonaro recebeu o convite para o evento das mãos de Alexandre de Moraes na semana passada. Lula foi convidado para o evento na condição de ex-chefe de Estado. A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) também confirmou presença no evento.

Alvo de ataques de Bolsonaro e de sua base aliada, Alexandre de Moraes vai suceder o ministro Edson Fachin na presidência do TSE. Ele e Lewandowski foram eleitos para os cargos no dia 14 de junho e vão conduzir as eleições 2022.

Há meses Alexandre dá sinais de como será sua atuação à frente da Corte eleitoral. Em maio, destacou por exemplo que a Justiça Eleitoral vai garantir que cada voto das eleições 2022 não vai sofrer coação de milícias digitais.

Na última sessão de julgamento de Fachin à frente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes destacou que o colega de Corte deixou a lição de que 'democratas não devem se calar perante ofensas'.

Publicidade

"Os democratas não devem se calar perante discriminações e discursos de ódio. Os democratas não devem transigir em seus princípios. Os democratas não devem e não podem aceitar ataques covardes, sejam pessoais ou institucionais, que pretendam corroer as bases da nossa República", afirmou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.