Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Lula 'ameaçou' tirar cargos da base por taxação de inativos, diz delator

Ex-deputado Pedro Corrêa, do PP, afirmou que petista chamou pessoalmente presidentes dos partidos e lideranças da base para aprovar item da PEC 41, em 2003, sob risco de perderem canal de arrecadação de propinas no governo

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Por Julia Affonso , Ricardo Brandt e Mateus Coutinho
Atualização:

Lula. Foto: Sebastião Moreira/EFE

O ex-deputado federal Pedro Corrêa, ex-presidente do PP, contou em sua delação premiada que em 2003 o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "ameaçou" pessoalmente presidentes dos partidos e lideranças de bancadas aliadas a aprovarem no Congresso a taxação dos servidores inativos, prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 41 que estipulou novas regras para a Previdência. Quem não votasse favorável à medida, perderia o direito aos cargos no governo.

PUBLICIDADE

"O presidente Lula, pessoalmente, convocou os presidentes dos partidos aliados e líderes de bancadas aliadas, para avisar, melhor dizendo, ameaçar que se a taxação dos inativos não passasse no Congresso aqueles partidos perderiam o direito aos cargos que haviam indicado e nomeado", afirmou Corrêa, segundo registra o anexo 38 de sua delação.

"Cargos estes que geravam arrecadação de propina para as despesas dos parlamentares e dos partidos."

[veja_tambem]

Condenado no processo do Mensalão, primeiro grande escândalo do governo Lula, e nos processos da Operação Lava Jato, Corrêa fechou um acordo de delação em que aponta o ex-presidente como um dos principais responsáveis pela corrupção nos governos do PT.

Publicidade

O delator contou que, em 2003, primeiro ano do governo Lula, o ex-presidente "queria aprovar a todo custo a PEC 41, para não quebrar a Previdência".

"Sobre a taxação dos inativos, o colaborador vem discordar da legitimidade da Emenda que a aprovou, pois dentro do esquema de corrupção para a montagem da base de sustentação parlamentar, que foi criado no governo Lula, um dos pontos que era de essencial interesse do Governo e que geraria a perda de cargos que os partidos haviam indicado, em locais estratégicos do governo, seria a desaprovação da taxação dos inativos."

Corrêa era parte dessa base do governo, que segundo os processos do Mensalão e da Lava Jato, era mantida mediante loteamento de cargos em estatais e arrecadação sistemática de propinas.

 

O delator relata que "houve resistência inclusive dentro do PT" sobre a aprovação da taxação dos inativos prevista na PEC 41. "Quando alguns parlamentares saíram do PT para fundar o PSOL, a exemplo dos parlamentares: Heloísa Helena, Luciana Genro, Chico Alencar e Babá, entre outros."

A PEC 41/2003 foi alvo de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF). Nela, a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) atacou o artigo quarto da Emenda, que estipulou aos servidores públicos aposentados e aos pensionistas a obrigação de pagar contribuição previdenciária.

Publicidade

Em agosto de 2004, por sete votos a quatro, o Supremo considerou constitucional a cobrança dos inativos e pensionistas. Foram favoráveis à medida os ministros Cezar Peluso, Eros Grau, Gilmar Mendes, Carlos Velloso, Joaquim Barbosa, Sepúlveda Pertence e Nelson Jobim. Foram contrários Carlos Ayres Britto, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello.

COM A PALAVRA, LULA

Por meio da assessoria de imprensa do Instituto Lula, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que não vai comentar o caso.

"Não vamos comentar declarações e revisionismos históricos sobre fatos de 13 anos atrás, inventados e combinados com autoridades para a obtenção de redução de sentenças penais."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.