Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Lewandowski nega pedido de Caiado e mantém decisão que obrigou Ministério da Saúde a enviar a São Paulo vacinas para segunda dose

Governador de Goiás pediu ao ministro do STF que reconsiderasse liminar dada no último dia 17

PUBLICIDADE

Foto do author Rayssa Motta
Por Rayssa Motta
Atualização:

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve nesta segunda-feira, 30, a decisão que obrigou a União a assegurar o envio das vacinas contra a covid-19 necessárias para que o Estado de São Paulo complete a imunização de quem já tomou a primeira dose.

PUBLICIDADE

Documento

Leia a decisão

Ele negou um pedido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para reconsiderar a liminar. Lewandowski admitiu a participação do governo goiano como terceiro interessado (amicus curiae) no processo, mas disse que o status não dá legitimidade para a apresentação de requerimentos.

"A jurisprudência desta Suprema Corte tem assentado que a habilitação pretendida tem como escopo uma contribuição meramente colaborativa, desautorizando a formulação de requerimentos, a apresentação de pedidos de reconsideração ou a interposição de recurso", escreveu.

Publicidade

Campanha de vacinação contra a covid-19 em Brasília. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Procuradoria Geral de Goiás disse que a decisão do ministro afetou o calendário de outros Estados. "Qualquer forma de distribuição diferente daquela orientada e assegurada pelo Ministério da Saúde, provocada por decisão exarada ou que venha a ser exarada nestes autos, e ainda que de forma transitória, impactará na esfera de outro ente federativo, especialmente em um contexto de escassez de imunizantes", afirmou ao STF.

A liminar de Lewandowski, relator do processo, ainda deve ser submetida ao plenário do tribunal para uma decisão definitiva. Ele considerou a necessidade de respeitar o intervalo entre as aplicações e o risco de escalada da crise sanitária com a circulação da variante Delta ao atender a um pedido do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), para obrigar a União a restabelecer os critérios usados até o início do mês para a distribuição das doses.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.