PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Lewandowski eleito presidente da Turma da Lava Jato

Ministro vai substituir Edson Fachin no comando da Segunda Turma, composta ainda por Gilmar Mendes, Celso de Mello, Dias Toffoli e o próprio Fachin

Por Rafael Moraes Moura e Amanda Pupo/ BRASÍLIA
Atualização:

Ricardo Lewandowski. Foto: REUTERS/Adriano Machado

O ministro Ricardo Lewandowski foi eleito nesta terça-feira, 5, novo presidente da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em substituição ao ministro Edson Fachin. A partir da próxima sessão, Lewandowski passa a presidir a turma que compõe junto de Gilmar Mendes, Celso de Mello, Dias Toffoli e Fachin.

+ Cármen Lúcia retira ação sobre parlamentarismo da pauta do STF

PUBLICIDADE

A atribuição do presidente, que ocupa o cargo por um ano, é de definir a pauta de julgamentos. A Segundo Turma é responsável por julgar os casos da Lava Jato na Corte, que têm relatoria de Fachin.

+ Gilmar solta quatro da 'Câmbio, desligo'

"Destaco todas as funções exercidas por vossa excelência nesta Corte, sempre com a serenidade que é exemplo de equação que se espera de um magistrado de uma corte constitucional. Portanto, ao cumprimentar como novo presidente da Segunda Turma, reitero meus agradecimentos a todos os ministros deste colegiado", disse Fachin a Lewandowski no início da sessão de hoje, ainda presidida pelo relator da Lava Jato.

Publicidade

+ Tribunais gastam com material de fisioterapia

A presidência da Turma, de acordo com as regras da Corte, cabe ao ministro mais antigo, mas é proibida a recondução "até que todos os seus integrantes hajam exercido a presidência, observada a ordem decrescente de antiguidade". Fachin, ao assumir no ano passado, era o único integrante que ainda não tinha ocupado a função.

Ao agradecer os cumprimentos dos colegas sobre seu mandato, Fachin relatou que, durante a presidência, a turma realizou 4.384 julgamentos. Foram analisados, em sessões presenciais, 147 habeas corpus, o que ocupou 30% do tempo em que os ministros se reuniram na turma. Em sessão virtual, foram julgados 258 habeas corpus, destacou Fachin.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.