PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Leia o voto de Celso de Mello contra prisão em segunda instância

Ministro do Supremo Tribunal Federal considera que presunção de inocência representa 'uma notável conquista histórica dos cidadãos'

Foto do author Fausto Macedo
Por Fausto Macedo e Fernanda Yoneya
Atualização:

Ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal. FOTO: ED FERREIRA/ESTADÃO Foto: Estadão

O Supremo Tribunal Federal divulgou nesta terça-feira, 23, a íntegra do voto do ministro Celso de Mello contra a prisão de condenados pela segunda instância judicial. Na semana passada, por 7 votos a 4, a Corte máxima rejeitou habeas corpus (126.292) de um homem acusado de roubo em São Paulo, condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado.

PUBLICIDADE

O plenário, por maioria, decidiu que a prisão já pode ser executada em segundo grau - para os ministros, o início da execução da pena condenatória após a confirmação da sentença por colegiado não ofende o princípio constitucional da presunção da inocência.

[veja_tambem]

Celso de Mello deu voto divergente. "A presunção de inocência representa uma notável conquista histórica dos cidadãos em sua permanente luta contra a opressão do Estado e o abuso de poder. Na realidade, a presunção de inocência, a que já se referia Tomás de Aquino em sua 'Suma Teológica', constitui resultado de um longo processo de desenvolvimento político-jurídico, com raízes, para alguns, na Magna Carta inglesa (1215), embora, segundo outros autores, o marco histórico de implantação desse direito fundamental resida no século XVIII, quando, sob o influxo das ideias iluministas, veio esse direito-garantia a ser consagrado, inicialmente, na Declaração de Direitos do Bom Povo da Virgínia (1776)."

Publicidade

"Esse, pois, na lição de doutrinadores - ressalvada a opinião de quem situa a gênese dessa prerrogativa fundamental, ainda que em bases incipientes, no Direito Romano -, o momento inaugural do reconhecimento de que ninguém se presume culpado nem pode sofrer sanções ou restrições em sua esfera jurídica senão após condenação transitada em julgado."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.