Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Leia as delações que implicam Edison Lobão, Romero Jucá e Vaccari em corrupção em Angra 3

Executivos da Andrade Gutierrez revelaram cobrança de 3% de 'custo político' para PMDB e PT e detalharam como eram feitos os repasses de propinas nas obras, alvo da Operação Pripyat, que levou de volta para cadeia nesta quarta o ex-presidente da Eletronuclear Othon Pinheiro da Silva

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Por Fausto Macedo , Julia Affonso , Ricardo Brandt e Fábio Serapião/Brasília
Atualização:
 

As delações dos executivos da Andrade Gutierrez, principal responsável pelas obras da Usina Termonuclear de Angra 3, no Rio, revelam que o ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão e o senador e ex-ministro do Planejamento Romero Jucá, ambos do PMDB, acertaram propina de 3% nos contratos da obra. Parte desses valores, equivalente a 1% teria sido destinado ao PT via ex-tesoureiro João Vaccari Neto. A corrupção nesses contratos levou o ex-presidente da Eletronuclear Othon Pinheiro da Silva novamente para a cadeia, nesta quarta-feira, 6, alvo da Operação Pripyat - desdobramento da Lava Jato.

PUBLICIDADE

As delações de pelo menos três dos executivos da Andrade Gutierrez, que respondem processo na Justiça Federal do Rio, junto com o ex-presidente da empreiteira Otávio Marques de Azevedo, detalham as cobranças na obra, após ela ser retomada em 2009, e a forma como eram feitos os repasses para Lobão, Jucá e para o PT.

Os processos de Angra 3 que envolvem alvos com foro privilegiado, como Jucá, estão em Brasília, com a Procuradoria Geral da República (PGR). O ex-presidente da Eletronuclear cumpria prisão domiciliar. Ele havia sido detido em junho de 2015, alvo da 16ª fase da Lava Jato em Curitiba, batizada de Operação Radioatividade. O processo acabou sendo enviado para o Rio, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

LEIA AS DELAÇÕES DOS EXECUTIVOS DA ANDRADE GUTIERREZ SOBRE ANGRA 3

FLÁVIO GOMES MACHADO

Publicidade

 
 

 

 
 
 
 
 
 
 

 

FLAVIO DAVID BARRA

 
 
 
 
 
 

CLOVIS RENATO NUMA PEIXOTO PRIMO

 
 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.