Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Lei de Responsabilidade Fiscal e oportunismo fiscal

PUBLICIDADE

Por Luiz Paulo Ferreira Pinto Fazzio
Atualização:
Luiz Paulo Ferreira Pinto Fazzio Foto: Estadão

Ruas desertas, saques, tiroteios, mortes, pânico da população, grande parte refugiada nas casas e prédios. Escolas, universidades e comércios fechados, transporte público paralisado, policiais militares em greve, mais de 100 mortes em menos de 5 dias, risco de greve dos policiais civis, Exército e Guarda Nacional patrulhando as ruas. É a situação atual do Espírito Santo, com potencial para ocorrer em outros Estados.

PUBLICIDADE

A greve é proibida ao militar (art. 142, §3°, IV, da Constituição Federal) em razão da imprescindibilidade de suas funções. Cabe às policias militares, a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública (art. 142, IV, §5°, da CF). A manutenção da segurança pública e a prevenção da desordem social é o que o constituinte pretendeu ao proibir a greve ao militar. No caso do Espírito Santo, a greve branca foi declarada ilegal pelo Tribunal de Justiça do Estado há alguns dias.

Reajuste salarial e pagamento de benefícios. Essas são as reivindicações dos policiais militares do Espírito Santo, que com a greve branca colocam em risco a incolumidade das pessoas e do patrimônio e facilitam a atuação dos criminosos. Sem policiamento, sentem-se seguros para matar e roubar. É o início do processo de desordem social.

Severo ajuste fiscal foi feito pelo Espírito Santo. O Estado enfrentou as dificuldades estruturais, descartou o oportunismo inconsequente e agora enfrenta a irresponsabilidade dos policiais militares, que usam greve branca para tentar obter suas reivindicações. Antes de se discutir se há ou não direito do que está sendo reivindicado, o fato é que a Constituição proíbe e deve ser cumprida.

Dependência da renda do petróleo, dois anos de seca, maior desastre ambiental brasileiro, que causou poluição de rios e praias, prejudicou a indústria e o turismo, são algumas das causas que contribuíram para a atual situação do Espírito Santo, cujo PIB, estima-se, retraiu 19%. Apesar disso, está com as contas em dia por ter gestão responsável fiscal. Cumprir a Lei 101/00, conhecida como Lei Responsabilidade Fiscal (LRF).

Publicidade

Semanas antes da greve branca dos policiais militares no Espírito Santo, a União propôs ao Rio de Janeiro acordo que concede auxílio temporário ao Estado, tendo como contrapartida medidas estruturais de redução dos gastos públicos, privatização de empresa pública e antecipação de royalties do petróleo.

Aprovação de lei complementar pela Assembleia Legislativa é necessária para que o acordo tenha validade e eficácia, pois a LRF proíbe auxílios em casos de descontrole fiscal, como o do Rio de Janeiro.

Implementar o acordo antes da aprovação da lei complementar e obter novos empréstimos para pagar salários. Esses foram os pedidos do governo do Rio de Janeiro ao STF. Tais pedidos contrariam a Constituição Federal e a LRF. Implicam utilizar receita futura para pagar despesa corrente.

A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas. Contas públicas desequilibradas significa atrasos e inadimplementos a servidores, fornecedores do Estado.

Pressupõe ainda, cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.

Publicidade

Excetuado os Estados, como o Espírito Santo, que vem cumprindo a LRF, caso o STF acolha o pedido do Rio de Janeiro, e permita a não aplicação da LRF, mais de 20 Estados cuja dívida está acima do limite máximo estabelecido pela LRF terão fundamento e precedente para também pedirem e maior chance de obterem.

PUBLICIDADE

Em menos de 18 anos, desde a publicação da LRF, estará provado que mesmo com lei, os gestores públicos não têm capacidade de praticar gestão fiscal com responsabilidade, se o Rio de Janeiro conseguir convencer o STF a autorizar a não aplicação da LRF.

Caso a interpretação LRF admita exceções, para não aplica-la, insegurança jurídica, além do descontrole fiscal, poderá se instalar na relação Estados, União e STF, motivando os demais Estados que descumpriram a LRF, e que não conseguem pagar suas contas, a pleitearem por isonomia a não aplicação da lei.

Desordem e retrocesso, na contramão de ordem e de progresso, serão os efeitos que a sociedade perceberá. Mais longe estar-se-á de alcançar os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil (art. 3° da Constituição Federal).

Se a estratégia das corporações for pressionar os Estados, até mesmo não prestando serviços de segurança pública, ou outros relevantes para o funcionamento do País, para alcançar reivindicações, o Estado falirá.

Publicidade

Governo ineficaz, descontrole do território, altas taxas de criminalidade, corrupção extrema, poder judiciário ineficaz, autorização de envio de tropas do Exército. Essas são características de um Estado falido.

O Brasil precisa de mais responsabilidade e menos oportunismo.

*Luiz Paulo Ferreira Pinto Fazzio, sócio da Advocacia L. P. Fazzio e da 8G Consultoria.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.